Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lauane dos Santos Secretária Gleidy e o prefeito de Muricilândia entregando prêmio para Dona Juscelina, da comunidade quilombola de Muricilândia. Secretária Gleidy e o prefeito de Muricilândia entregando prêmio para Dona Juscelina, da comunidade quilombola de Muricilândia.

Vencedores do Prêmio Boas Práticas em Direitos Humanos, foram homenageados na última sexta-feira, 09, com uma cerimônia de premiação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A premiação encerrou o Seminário de Perspectivas atuais dos Direitos Humanos em alusão a Semana Estadual de Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos em parceria com o Governo. Ao todo foram homenageadas 17 pessoas e 18 entidades que defendem os direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal e em Tratados Internacionais que protegem os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.

“O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) e tem por finalidade reconhecer, divulgar e homenagear as iniciativas das pessoas que combatem as violações dos direitos fundamentais e humanos, bem como defender e promovem ações de igualdade e proteção de direitos”, explica a diretora Estadual de Direitos Humanos da Seciju, Maria Vanir Ilídio.

Em tom de gratidão, a secretária estadual de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, participou da cerimônia de homenagem aos premiados e aproveitou para fazer um panorama do trabalho do governo do Estado para proteger os direitos fundamentai, além de ressaltar que é fundamental a participação da sociedade para garantir o respeito aos direitos das pessoas. “O Estado tem a obrigação de proteger os direitos fundamentais, mas a sociedade e a comunidade precisam se esforçar para contribuir com essa causa. Hoje, estamos aqui reconhecendo iniciativas de pessoas que lutam pela igualdade de direitos”, frisou.

Premiado como pessoa física na décima primeira categoria, com premiação para ações na área da Cultura e Direitos Humanos, Francisco das Chagas Lima, mais conhecido como professor Robson do Hip Hop, destacou a importância de um prêmio na área dos direitos humanos. “Esse prêmio é muito importante como reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos no nosso Estado. Ser homenageado dentro do meu Estado fortalece a nossa vontade de trabalhar e se dedicar a essa pauta”, comemorou.

Muito emocionada a representante do Hospital e Maternidade Dona Regina, Zelma Moreira, recebeu a homenagem como pessoa jurídica pelo Programa Savis – Serviço de Atendimento as Vítimas de Violência Sexual que foi vencedor nas categorias VI - Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente e IX - Igualdade de Gênero e os Direitos das Mulheres. “Esse é o primeiro prêmio do Savis, sendo esse um momento de muita emoção para toda a equipe e para os nossos parceiros, juntos estamos comemorando o reconhecimento do trabalho que realizamos”, festejou.

A cerimônia contou com mesa de encerramento, onde autoridades e representantes da premiação enquanto pessoa física e jurídica puderam expressar a necessidade desse reconhecimento a nível estadual que ações e projetos que vêm dando certo e que, unindo Estado, instituições e sociedade civil, como uma gestão compartilhada, ajudam a mudar o Tocantins.  Além disso, o grupo de percussão do Ponto de Cultura Arte-Fato, do município de Palmas, fizeram uma apresentação artística para animar os participantes do evento. O evento lembrou a todos que lutar em prol dos Direitos Humanos será sempre gratificante. 

A lista de premiados pode ser acessada no Diário Oficial do Estado, bem como outras informações sobre a premiação para cada categoria.