Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Sebrae em parceria com o Senar e a Superintendência Regional do Incra, reuniu nos dias 12 e 13 de dezembro, pequenos produtores rurais de 19 cidades do Estado em Seminários de Tecnologias para a Agricultura Familiar. 

Os eventos realizados em Palmas e em Araguaína ofertaram palestras motivacionais e sobre empreendedorismo, diversos expositores mostraram equipamentos e tecnologias para a agricultura familiar e oficinas de produção e inovação no campo para aproximadamente 1.500 participantes. 

Além das capacitações, o ponto alto dos encontros para os produtores rurais ficou por conta da entrega dos comprovantes do georreferenciamento de parcelas em assentamentos da reforma agrária no Estado, que tem o objetivo de assegurar a titulação da terra onde os agricultores colhem alimentos para subsistência e comercialização.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann enfatizou que “o sonho das famílias em receber a escritura definitiva está próximo de ser realizado. O georreferenciamento é um documento necessário para encaminhar a titulação do imóvel. Desta forma estamos cumprindo nossa missão de ajudar o desenvolvimento dos pequenos negócios, pois o título da terra abre portas para acesso ao crédito”. Já o presidente do Conselho do Sebrae, Pedro José Ferreira, falou da importância deste momento para algumas pessoas que estão há mais de 40 anos na terra aguardando o documento que garante a propriedade. “Isto é uma questão de cidadania”, concluiu Ferreira.

Durante o evento em Palmas, Incra e Sebrae firmaram termo de cooperação técnica para dar continuidade à parceria e garantir a realização de georreferenciamento em mais projetos de assentamentos no estado no decorrer de 2017 que somados aos 2.760 realizados neste ano contribuirão sobremaneira para aumentar a produção agrícola tocantinense.

De acordo com superintendente regional do Incra, Carlos Alberto Costa, a parceria com o Sebrae é importante, pois assegura o georreferenciamento dos projetos mais antigos no estado e permite ao Incra avançar no processo de titulação. Carlão destaca que a entrega do georreferenciamento dos lotes é o primeiro passo para o documento definitivo das famílias.

As famílias beneficiadas com o georreferenciamento de parcelas estão assentadas nos municípios de Abreulândia, Caseara, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas e Porto Nacional. Araguatins, Carmolândia, Couto Magalhães, Juarina, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Pequizeiro, São Sebastião, Tupiratins e Xambioá.

Sobre o Sebraetec

É um Programa de apoio à inovação e Tecnologia, com viés na sustentabilidade, que aporta recursos próprios com contrapartida financeira de 40% pelos beneficiados. O Sebrae prestou consultoria para realizar o georreferenciamento dos assentamentos indicados pelo parceiro Incra, além de realizar a sensibilização dos agricultores familiares e a contratação das empresas que executaram os serviços.