Economia

Você se lembra da antiga e esquecida lista telefônica? As tais páginas amarelas foram “uma mão na roda” para muitos pequenos negócios serem vistos na cidade, mas com o advento da internet, as pessoas deixaram de consultar papéis para consultar o Google. E assim, migraram os empresários e prestadores de serviços na corrida competitiva de ser visto nas ferramentas de buscas da rede.

Afinal, como ser visto na internet? Com tanta informação bombardeando os usuários a todos os momentos que eles estão online (e até mesmo off-line), como se destacar na frente dos competidores? Sim, existem diversas formas e estratégias a serem adotadas para uma ótima campanha de marketing digital, mas nesse texto, falaremos um pouco sobre uma em específica, que trata de como ser “achado” quando seus consumidores estão te procurando.

Para isso, vamos falar de diretórios de site e agora você vai compreender porque citei a lista telefônica no início deste artigo. Um diretório de site nada mais é do que uma lista telefônica atualizada. Ali estão disponíveis todos os negócios, categorizados por tipos de serviços e região e tudo a apenas um clique de distância entre você e seu público-alvo.

Dentro desses diretórios existe uma base de dados com informações dos prestadores de serviços cadastrados (ou seja, para ser achado é necessário se cadastrar). Ali, o cliente poderá encontrar o endereço, contato, horário de funcionamento, serviços oferecidos e o que mais for conveniente para apresentação do negócio. Além disso, os próprios diretórios possuem, como política de desenvolvimento e cadastramento, uma maneira de se fazer aparecer entre as buscas do Google.

Existem algumas opções de empresas que administram esses diretórios, o InfoisInfo Brasil por exemplo, é um site que tem uma grande base de dados e é muito simples de ser acessado. Nele você pode cadastrar sua empresa rapidamente e de forma gratuita. É importantíssimo colocar todas as informações necessárias para que o cliente consiga ter a certeza que ele encontrou o que queria.

Mas afinal, por que devo cadastrar minha loja em um diretório de sites?

Primeiro de tudo, você passará a ter um local na internet que unirá todas as informações da loja em um único lugar. Não somente áreas de atuação, categorias e informações básicas, mas também fotos, histórico da empresa, premiações, além de links para a página do Facebook, Instagram, site oficial, etc.

Outro ponto chave dos diretórios de sites é que eles também funcionam como uma técnica de SEO para aumentar o número de acessos no site do estabelecimento. O cadastro de sites em diretórios, dessa forma, se torna uma campanha de link building, visando aumentar o número de links para seu site, e consequentemente o número de visitas e visualizações do seu negócio. Portanto, prospectando aparecer naquela velha lista telefônica, sempre presente quando necessária, o cadastro da sua empresa em um diretório de sites mostra-se como uma importante ferramenta para aparecer nas buscas do seu consumidor, no momento em que ele está precisando.