Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O “Museu Sensorial Serra do Lajeado”, do arquiteto tocantinense Renato Perelopes, foi escolhido como um dos 21 melhores projetos de conclusão de curso pelo ArchDaily.com, um dos maiores portais internacionais de Arquitetura e Urbanismo. A lista com os projetos selecionados foi publicada na manhã da última quinta-feira, 15/12.

Apresentado este ano como Trabalho de Conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o conceito do museu visa otimizar a experiência do visitante do Parque em relação ao cerrado, abraçando o ecoturismo e a educação ambiental.

“Conheci um mirante do parque da Serra de Lajeado há alguns anos atrás e percebi o potencial do parque para Palmas e para o Tocantins. A ideia do projeto era apresentar uma proposta de construção que fosse sustentável e integrada e que promovesse uma vivência sensorial do nosso cerrado. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento desse projeto que trata de um patrimônio que é nosso”, afirma o arquiteto e idealizador do projeto, Renato Perelopes.

Já para o orientador do projeto, o professor doutor Marcos dos Santos, a proposta se destaca por dialogar com a paisagem e com as necessidades sociais e ambientais. “É um projeto para a cidade, com um cuidado especial do ponto de vista arquitetônico, paisagístico e social. Prova que é possível fazer Arquitetura”, concluiu. 

A lista completa dos projetos selecionados pode ser conferida no link: http://www.archdaily.com.br/br/801579/os-melhores-trabalhos-de-conclusao-de-curso-do-brasil-e-portugal

Museu Sensorial

Com 1.500 m², o projeto visa que o visitante conheça o parque de maneira sensorial, com exposições que permitam sentir a textura das plantas e solo, o cheiro da vegetação, ouvir os sons da natureza, entre outras experiências. 

ArchDaily

Iniciado em 2008, O ArchDaily se posiciona como o maior portal virtual para Arquitetos e Urbanistas do mundo. Disponível em diversas línguas, o site recebe mais de 10 milhões de visitas por mês. O chamamento de melhores projetos de conclusão de curso recebeu 270 propostas, as quais 21 foram selecionadas como projetos modelo.