Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: José Veloso Equipes de captura de morcegos hematófagos da Adapec realizam ações em Babaçulândia. Equipes de captura de morcegos hematófagos da Adapec realizam ações em Babaçulândia.

Visando controlar os casos de raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos) no Estado, equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão realizando ações de capturas de morcegos hematófagos, no município de Babaçulândia, região norte do Tocantins, a 446 quilômetros de Palmas. As atividades, que seguem até esta quinta-feira, 22, se estendem as cavernas de arenitos, bueiros ao longo da Ferrovia Norte-Sul e currais das propriedades rurais.

De acordo com a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca, de janeiro a novembro, deste ano, a Agência promoveu ações de capturas de morcegos hematófagos, potencial transmissor da raiva na zona rural, em 437 propriedades, abrangendo 96 municípios. “Durante todo o ano, promovemos ainda a educação sanitária dando ênfase na importância da vacinação dos animais contra a raiva e realizarmos o controle populacional desta espécie de morcegos, por meio de cadastramento, geoposicionamento e monitoramento de abrigos”, destaca.

O inspetor agropecuário da Adapec, José Veloso Júnior, explica que o controle populacional da espécie de morcegos (Desmodus Rotundus) é realizado através de capturas noturnas e diurnas, com a coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial, além de tratamento com pasta vampiricida. “Fazemos um trabalho árduo, em lugares de difícil acesso, mas estamos satisfeitos com os resultados, pois os produtores rurais têm notificado a Agência, informando possíveis áreas de foco, para colaborar com o nosso trabalho”, ressalta.

Dados

Em 2015, a campanha de vacinação contra a raiva alcançou o índice de cobertura vacinal de 97,37% dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos), nos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante, onde a vacinação é obrigatória. Dos 647.265 animais existentes nestas regiões, 630.259 receberam a dose da vacina.