Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Médica cubana (de rosa) foi recebida pelo secretário José Martins e pela coordenadora de saúde Miriam Ribeiro

Médica cubana (de rosa) foi recebida pelo secretário José Martins e pela coordenadora de saúde Miriam Ribeiro Foto: Rubens Gonçalves

Foto: Rubens Gonçalves Médica cubana (de rosa) foi recebida pelo secretário José Martins e pela coordenadora de saúde Miriam Ribeiro Médica cubana (de rosa) foi recebida pelo secretário José Martins e pela coordenadora de saúde Miriam Ribeiro

O município de Pedro Afonso recebeu nesta quarta-feira, 28, uma nova médica cubana do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Marbelys Baquet foi recebida no aeroporto Lysias Rodrigues, em Palmas, pelo secretário municipal de saúde José Martins de França e pela coordenadora municipal de saúde, Miriam Ribeiro. Outro médico do País caribenho chegará à cidade no próximo mês.

A expectativa é que eles retornassem apenas no final do próximo mês, mais a vinda deles está sendo antecipada graças à articulação da Secretaria Municipal junto ao Ministério. Eles vão substituir os dois médicos cubanos que retornaram ao seu País de origem no início deste mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, nesse momento do programa, os médicos cubanos chegam apenas para repor as vagas de outros profissionais do mesmo País, que já os contratos anteriores venceram em novembro. Cerca de 2 mil médicos de Cuba devem chegar ao país para novas reposições, nos próximos dois meses, em todo o País.

O Programa Mais Médicos é parte de uma ação do governo federal, em parceria com os estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS).