Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, anunciou na manhã desta sexta-feira (30), a reforma administrativa para a gestão 2017/2020 e os nomes dos novos secretários. A nova estrutura diminuirá de 13 secretarias atuais para apenas seis. As pastas não foram excluídas e sim incorporadas.

A Infraestrutura terá também Mobilidade, Paisagismo e Agricultura. Gerson Oliveira permanece como secretário. A Educação continua com Esporte e Juventude. Eurípedes Fernandes fica como o gestor da pasta. Enquanto o Trabalho e Ação Social receberá a Secretaria do Idoso.

A  Administração tem novo secretário. José Carlos de Arruda Bessa, atual gerente do Sebrae em Gurupi, assume a pasta que terá o acréscimo de Meio Ambiente, Cultura, Comunicação, Indústria e Comércio.

Outras duas secretarias que terão novos nomes a frente são Saúde e Planejamento e Finanças. Vânio Rodrigues, atual Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado e secretário de Dueré, nos últimos 8 anos, assume a pasta.

Já a Secretaria de Planejamento e Finanças será mesclada com Ciência e Tecnologia e terá como nova secretária Keila Iwasse Evangelista, ex-Secretária Executiva do Ministério da Agricultura.

Modernização e Economia

O Prefeito Laurez Moreira afirma que as medidas são necessárias para Gurupi continuar avançando. “O nosso segundo mandato terá uma gestão diferente. Será mais técnica, dentro das exigências atuais para a situação do País”, disse.

“Adequamos a gestão à realidade do Município. Já tínhamos uma gestão enxuta. Agora, com seis secretarias, a economia será bastante significativa”, frisa.

O prefeito Laurez Moreira destacou ainda a recente matéria da Revista Veja que mostra Gurupi como o terceiro município na Região Norte do Brasil com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o melhor Município com 50 a 100 mil habitantes. “Estamos deixando Gurupi muito melhor para os próximos quatro anos em comparação com a Prefeitura que recebemos”, afirma.

Perfil dos Secretários

Joelma Guedes Martins

Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Idoso

Joelma Guedes Martins, 41 anos, solteira, natural de Gurupi (TO). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins e em Normal Superior. Graduada também em Serviço Social pela UNOPAR. Durante 13 anos, atuou como gerente administrativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Gurupi. Foi assessora parlamentar da deputada Federal Josi Nunes (PMDB). Atuou na Pasta de Desenvolvimento Social como Coordenadora de Gestão.

Gerson Oliveira

Secretaria da Infraestrutura, Mobilidade, Paisagismo e Agricultura de Gurupi

Gerson de Oliveira, 51 anos, casado, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás e especializado em Produção pelo CNPQ. Natural de Nova América (GO) mora em Gurupi desde 1993. É empresário e administrador de empresas tendo fundado a empresa Nutribem- Nutrição Animal em Gurupi, aonde é sócio.

Gerson de Oliveira presta ainda, assessoria técnica especializada em vários projetos de agronegócios da região Sul do Tocantins.

Eurípedes Fernandes Cunha

Secretaria da Educação, Juventude e Esportes

Eurípedes Fernandes Cunha, 46 anos, casado, natural de Morrinhos- GO. É graduado em Direito pela fundação UNIRG e Pós Graduando em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Tocantins. É Servidor Público Estadual Efetivo com 21 anos de Carreira na Educação Estadual. Atuou 8 anos nas áreas técnicas Administrativas e Financeira na SEDUC em Palmas, em Gurupi foi Coordenador de Administração e Finanças da Diretoria Regional de Ensino por 3 anos e posteriormente Diretor Regional de Ensino por 5 anos.

José Carlos Arruda de Bessa

Secretaria da Administração, Meio Ambiente, Cultura, Comunicação, Indústria e Comércio de Gurupi

José Carlos Arruda de Bessa, 42 anos, casado, natural de Porangatu (GO). Graduado em Engenharia Agronômica pela UNITINS (atual UFT) e pós graduado em georreferenciamento de imóveis pela PUC (GO). É especialista em gestão de pequenos negócios pela Universidade Católica de Milão (Itália). Tem experiência como Consultor Empresarial. Foi Secretário Municipal de Administração e de Indústria, Comércio e Agricultura em Figueirópolis. Foi Gerente do SEBRAE em Gurupi nos últimos 7 anos.

Vânio Rodrigues de Souza

Secretaria da Saúde

Vânio Rodrigues de Souza, 38 anos, casado, natural de Gurupi (TO). Graduado em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC/FAAB). É pós graduado em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense e pós graduando em Gestão Pública pelo Instituto Tocantinense de Pós Graduação. Foi Secretário de Saúde de Dueré por 8 anos. É o atual Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins com mandato até 2017.

Keila Iwasse Evangelista

Secretaria Municipal da Finanças, Planejamento, Ciência e Tecnologia de Gurupi

Keila Iwasse Evangelista, 37 anos, solteira, natural de São Miguel do Araguaia (GO). É graduada em Administração de Empresas pelo IEPO (Instituto de Pesquisas Objetivo) e em Direito pela CEULP/ULBRA. Foi Assessora Parlamentar da Deputada Luana Ribeiro. Trabalhou de Contas de Grandes Empresas da Claro S/A. Atuou como Secretária Executiva no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi Supervisora da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins e Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiário do Estado. Em 2016 atuou como Assessora de Diretoria de Operações e Abastecimento da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).