Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcos Filho

Durante a solenidade de posse para o novo mandato, realizada na tarde do último domingo, 1º de janeiro, o prefeito Ronaldo Dimas encaminhou à Câmara de Vereadores os primeiros atos de sua nova gestão. O primeiro deles prioriza a segurança pública com o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a transformação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) em Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASMTT), através da qual será implantada a Guarda Municipal e o sistema de videomonitoramento na cidade.

O segundo Projeto de Lei dispõe sobre a manutenção do desconto de 35% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O terceiro ato foi o decreto para que as Secretarias Municipais da Infraestrutura e Meio Ambiente executem os levantamentos físicos e a demarcação da área por onde passará a continuidade da Via Norte, que ligará a Avenida Marginal Neblina atravessando toda a cidade à BR-153, desafogando o trânsito do Centro da cidade.

Os atos foram assinados e encaminhados à Câmara após a nomeação e posse do secretário chefe de gabinete, Wagner Rodrigues, que permanece no cargo.

Balanço 2013 a 2016

Dimas destacou as principais ações e avanços obtidos em diversos setores durante o período de 2013 a 2016, como a ampliação do número de vagas nas escolas e creches municipais, ampliação do número de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, implantação do 0800 da saúde, implantação do Centro-Dia da Pessoa com Deficiência, estruturação da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), programa habitacional com entrega de mais de cinco mil unidades habitacionais, além dos investimentos em infraestrutura urbana, com pavimentação de diversas vias e investimento em lazer, como a reestruturação da Praça das Nações e implantação do Parque Cimba.

“São avanços fundamentais que ocorreram ao longo desses quatro anos, mas o maior avanço que tivemos foi com a mudança de comportamento. Muitas dessas mudanças comportamentais ainda vamos enfrentar, mas o objetivo geral é: se eu cuido bem da minha parte, ajudo naquele pedacinho, na minha intervenção na rua, cuido quando passeio e ando pela cidade para que ela não seja suja, são pequenos comportamentos que fazem com que a gente tenha uma vida melhor, uma cidade melhor, e tudo isso se resume em um único termo, que é qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

Metas para o novo mandato

Além dos projetos de lei e do decreto, Dimas destacou as metas a serem executadas no mandato de 2017 a 2020, são elas: a continuidade da pavimentação dos bairros, a implantação de várias Unidades Básicas de Saúde junto com a alteração do horário de atendimento de 12 horas por dia, a marcação de consultas odontológicas através do 0800, a construção do Hospital Municipal com Unidade de Pronto Atendimento Infantil, conclusão do Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), a construção de mais escolas e creches nas zonas urbana e rural,  a reestruturação de diversas estradas, a continuidade do programa habitacional com inclusão da Faixa 1,5 do Programa Minha Casa Minha Vida, voltado para a população com renda mensal familiar de até R$ 2,5 mil, a conclusão do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, conclusão da reforma do Terminal Rodoviário, reforma do aeroporto que passará a receber boeings de maior porte, inclusive noturnos.

Estão incluídos ainda a conclusão da Via Lago, com implantação de um parque voltado para a parte esportiva, construção do Parque São Miguel e de outro parque linear abrangendo setores como o Xixebal, Nova Araguaína, os residenciais Lagos, Cidade Nova e o Parque do Lago, revitalização da Feirinha, construção do Centro de Convenções. Para sanar o problema dos alagamentos na cidade, está prevista a construção de bacias de detenção, a primeira é a do Parque Cimba, e há outras três para fazer.

Solenidade

A cerimônia de posse contou com a participação do senador Vicentinho Alves, dos deputados estaduais Elenil da Penha e Luana Ribeiro, da juíza eleitoral Renata Tereza Macor, do apóstolo Bueno Júnior da Igreja Vida, do Bispo Diocesano Dom Giovane Melo, além dos vereadores eleitos para o mandato de 2017 a 2020 acompanhados de suas famílias e representantes de diversas entidades.