Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima Hospital Regional de Gurupi Hospital Regional de Gurupi
  • Hospital Regional de Gurupi conta com 129 leitos

Implantar o teste da orelhinha e aperfeiçoar os projetos já existentes na unidade estão entre as metas do Hospital Regional de Gurupi (HRG), que em 2016 contabilizou mais de 41 mil consultas ambulatoriais e de urgência e emergência e recebeu recentemente novos diretores que se dizem animados para tornar a unidade cada dia melhor para receber a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

De janeiro a novembro deste ano, foram aproximadamente 6 mil internações, quase 3 mil cirurgias e cerca de 2 mil partos. “São números expressivos e que, se Deus nos ajudar, serão ampliados em 2017, graças ao empenho de toda equipe que já é comprometida com o paciente e também com o apoio da Secretaria da Saúde”, destacou o diretor geral da unidade, Ronaldo Messias Lopes.

Segundo o relatório da gestão, neste ano também houve preocupação com a humanização dentro da unidade. Por isso, vários eventos foram desenvolvidos como doação de brinquedos, programação em datas comemorativas, melhoria na ambiência, em especial na pediatria, que recebeu televisor com programação voltada para o público e organização do fluxo de voluntários que visitam a unidade.

O Núcleo de Saúde do Trabalhador desenvolveu em 2016 inúmeros atividades que contribuíram para um melhor desempenho da equipe. Dentre as ações estão a campanha de prevenção do câncer de colo uterino, busca ativa de hipertensos e diabéticos entre os servidores, palestra sobre alimentação saudável, campanha de imunização contra a influenza, capacitação sobre biossegurança para os servidores da enfermagem e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

O HRG

O Hospital Regional de Gurupi é unidade de Porte III, sendo referência para 18 municípios: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Alvorada, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeiropólis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Valério, São Salvador, Sucupira,Talismã.  

A unidade conta com 129 leitos, dois centros cirúrgicos, divididos em centro cirúrgico geral, com quatro salas, e centro cirúrgico obstétrico, com três salas.

No local são ofertadas as especialidades de cardiologia, ortopedia, obstetrícia/ginecologia, dermatologia, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologista, urologia, nefrologia, neurologia e psiquiatria e os serviços de ultrassonografia, radiologia (raio-x digital e tomografia), endoscopia, e mamografia.