Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Produtores do entorno da capital buscam apoio do Ruraltins para planejar e organizar atividades agrícolas.

Produtores do entorno da capital buscam apoio do Ruraltins para planejar e organizar atividades agrícolas. Foto: Lúcia Brito

Foto: Lúcia Brito Produtores do entorno da capital buscam apoio do Ruraltins para planejar e organizar atividades agrícolas. Produtores do entorno da capital buscam apoio do Ruraltins para planejar e organizar atividades agrícolas.

Um grupo composto por cerca de 40 produtores rurais do entorno de Palmas participou, na tarde desta sexta-feira, 13, de uma reunião na sede central do Ruraltins, sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O encontro atendeu a uma solicitação da Cooperativa Agroindustrial de Palmas, que tem sede provisória no Setor Taquari.

Na oportunidade o técnico do setor de Crédito Fundiário, Mário Cella, falou sobre as diretrizes do programa, que tem entre seus objetivos principais a diminuição da pobreza rural e melhoria da qualidade de vida das famílias, por meio da ocupação produtiva da terra e a geração de renda.

“Neste primeiro momento orientamos os produtores a procurarem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e regularizar alguma situação que esteja pendente, para facilitar a entrada no PNFC, assim que entre em operação no Tocantins. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, com coordenação dos Estados”, explicou o técnico.

De acordo com o presidente da cooperativa, Antônio Alves de Jesus Mesquita, a instituição reúne 120 cooperados e vem buscando parcerias com vários órgãos, no sentido de garantir a essas pessoas o acesso às políticas públicas. “A cooperativa foi recém-criada e queremos contar com o apoio técnico do Ruraltins. A maioria dos associados é de pequenos chacareiros do entorno da capital, que necessitam de orientações para regularizar suas propriedades, planejar e organizar a parte produtiva, que é de suma importância”, disse.

Durante a reunião extensionistas do Ruraltins repassaram ainda informações sobre as cadeias da piscicultura e avicultura, além das linhas de crédito rural disponibilizadas pelas instituições financeiras.