Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em revista realizada neste último domingo, 15, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), pelo Grupo de Operações Especiais (Gote) com apoio da Polícia Civil, foram encontradas aproximadamente 60 facas artesanais, além de drogas e celulares. Outra revista já havia sido realizada no presídio, dia 9. 

As revistas nas penitenciárias do Tocantins foram intensificadas após rebeliões nos presídios brasileiros de Manaus (AM) e Roraima (PR). Só em Manaus foram mortos mais de 60 presos.

No Tocantins, está em andamento a determinação do juiz Luiz Zilmar dos Santos Pires para que haja a remoção de 86 presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas. Segundo o magistrado, a medida foi tomada devido ao risco iminente de morte dos reeducandos alojados em uma das alas do Pavilhão A da CPPP, que estariam sendo ameaçados pelos detentos das outras duas alas do mesmo pavilhão e que se dizem pertencer a uma organização criminosa com atuação nacional.

Outra determinação em andamento é a do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), para que seja realizada imediata auditoria operacional no sistema carcerário do Estado. O Conselheiro substituto do TCE, Marcio Aluizio Moreira Gomes, acatou a representação, com pedido de liminar, apresentada pelo procurador-Geral de Contas do Estado do Tocantins, Zailon Miranda Labre Rodrigues.

O Conexão Tocantins aguarda mais informações da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju) quanto a revista de domingo na CPPP.