Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Cerca de dez municípios da região Norte do Estado receberam orientações básicas sobre a gestão da política de assistência social na tarde desta segunda-feira, 16, na sala de reuniões da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), em Palmas. Os encontros que começam hoje seguem até 2 de fevereiro e deverão orientar os  gestores dos 139 municípios do Estado, sempre em grupos de dez localidades. As cidades que ainda não se inscreveram para participarem das reuniões podem se inscrever pelo link http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login

A secretária da Setas, Patrícia do Amaral, deu início aos trabalhos parabenizando as novas gestões e a disponibilidade dos presentes em aprender  e  atender as diretrizes da política no intuito de oferecer serviços de excelência à comunidade. “Nosso objetivo com essas orientações é transmitir um pouco das mudanças que a Assistência Social tem passado ao longo dos últimos 15 anos. Hoje a assistência tem leis e diretrizes que orientam os trabalhos e conhecê-los é fundamental para um bom desempenho”, declarou.

Participaram dos encontros três representantes de cada município, sendo eles os secretários municipais de Assistência Social, gestores do Programa Bolsa Família (PBF) e técnicos dos sistemas da rede do Sistema Único de Assistência Social (RedeSUAS). Para a diretora do Sistema Único de Assistência Social e Programas Especiais, Halana Magalhães, as orientações são fundamentais principalmente para aqueles gestores que estão tendo contato com a área pela primeira vez. “Estamos apresentando todas as nossas gerências e áreas de atuação, nossa intenção é promover noções básicas sobre a política de forma que a pessoas possam se situar e buscar mais informações. Ao longo do ano ofereceremos mais capacitações de forma setorizada”, explicou.

A secretária de assistência social de Augustinópolis, Marlene Xavier, já está no cargo há nove anos, mas vê na ocasião uma chance de atualização e troca de conhecimento. “A Assistência Social é uma área que está em constante mudança e, por mais que a gente leia as normativas, é sempre bom ter esses momentos em que tiramos dúvidas e aprendemos com os questionamentos dos colegas”, comentou.

Já para a recém contratada com a função de gestora do Programa Bolsa Família na cidade de São Sebastião, Tatiane da Rocha, o encontro foi uma oportunidade de conhecer melhor a área e se capacitar. “São muitas informações e, mesmo o funcionário anterior já tendo me passado muitas orientações, esse encontro está sendo muito esclarecedor”, disse.

A equipe da Setas espera para esta terça-feira,17, os municípios de Araguatins; Itaguatins; Maurilândia do Tocantins; São Bento do Tocantins; Cachoeirinha; Luzinópolis; Tocantinópolis; Nazaré; Ananás; Angico; Santa Terezinha do Tocantins; Riachinho.