Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em Araguatins professores, diretores, coordenadores e técnicos realizam o Planejamento para este ano

Em Araguatins professores, diretores, coordenadores e técnicos realizam o Planejamento para este ano Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em Araguatins professores, diretores, coordenadores e técnicos realizam o Planejamento para este ano Em Araguatins professores, diretores, coordenadores e técnicos realizam o Planejamento para este ano

Com o início do ano letivo, professores e gestores reúnem-se de 16 a 20 de janeiro para desenvolver o planejamento das ações para 2017. Durante esta semana, as unidades escolares planejarão as atividades pedagógicas com focos no aluno, no trabalho do professor, calendário letivo, estruturas curriculares e conteúdos alinhados e integrados a um maior número de aulas semanais e menor número de estudantes em sala de aula. O conjunto destas ações visa contribuir efetivamente para a eficiência e eficácia do trabalho dos professores e na aprendizagem do aluno. Todas as atividades serão realizadas com o apoio das Diretorias Regionais de Educação, diretor escolar e a coordenação pedagógica.

Baseado nesta proposta, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disponibiliza por meio da Plataforma Moodle que é um ambiente virtual de aprendizagemuma formação para subsidiar o Planejamento Pedagógico do Ano Letivo. O objetivo é mobilizar os profissionais para atuarem como formadores e tutores na orientação técnica e formação dos servidores das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e unidades educacionais sobre a proposta.

Para a titular da Pasta, professora Wanessa Sechim, os documentos disponíveis na plataforma e o fórum de debate contribuirá para o planejamento. “Nos dias 05 e 06 os técnicos Pedagógicos e de Recursos Humanos das DREs reuniram-se na Seduc para conhecer a proposta pedagógica, debater sobre as mudanças e receber as orientações para organização do ano letivo nas Unidades Escolares. Nos dias 09 e 10, os diretores regionais compartilharam com suas equipes técnicas as orientações recebidas, o conteúdo, alterações e cronograma das atividades. Os diretores, coordenadores pedagógicos e secretários das escolas foram orientados pela equipe técnica da DRE nos dias 11 e 12 de janeiro com os subsídios necessários para realizarem a semana de planejamento da escola com os professores. Na sexta-feira, 13, os diretores das unidades escolares prepararam a acolhida aos professores e a pauta da semana do planejamento para o ano letivo de 2017 que iniciou nesta segunda-feira, 16”, explicou.

Para colaborar com a realização da Semana de planejamento das escolas, a Seduc organizou uma formação com duração de 40 horas e osservidores inscritos no curso discutirão nestes cinco dias, por meio de estudos, fóruns e debates os Documentos  Referenciais para Elaboração dos Planos de Ensino 2017, Revisão do Projeto Político Pedagógico, Conselho Escolar Pedagógico, Avaliação Diagnóstica, Definição de Conteúdos, Avaliações Internas, Externas e Simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Organizado pela Gerência de Ensino a Distância (EaD) da Seduc, o ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza ferramentas que permite o acesso aos cursos, além de interação entre os alunos, professores e monitores envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Os gestores das 515 escolas estaduais e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DRE) já foram cadastrados, receberam login e senha para participação online”, explicou Aldizia Carneiro, gerente de EaD.

Cronograma da semana de planejamento

Na segunda-feira, a equipe assistiu a um vídeo institucional em que apresenta as Propostas Pedagógicas da Seduc, apropriaram-se do Calendário letivo 2017, das novas Estruturas Curriculares, dos resultados dos níveis de proficiência da Avaliação Nacional  da Alfabetização (ANA), Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para realizar um comparativo com as avaliações internas de 2016 das escolas.

Nesta terça-feira, 17, farão uma avaliação e contribuição sobre o Documento referência para elaboração dos planos de ensino 2017 para consolidar as contribuições da escola; No dia 18 as escolas enviarão suas propostas consolidadas sobre o Documento Referência para elaboração dos planos de ensino 2017 para as Diretorias Regionais de Educação, Além de revisar as ações do Projeto Político Pedagógico (PPP) envolvendo a participação de toda a equipe escolar e comunidade local, conforme as metas estabelecidas e as projeções de resultados definidas pelo MEC e Seduc.

Na quinta-feira, 19, a equipe fará a revisão do PPP, além de planejar a rotina escolar, as reuniões periódicas com corpo docente, pais, demais funcionários, Grêmio Estudantil e outras organizações. Todo o trabalho dos professores na construção do planejamento anual e na elaboração da Avaliação Diagnóstica, com foco nas dificuldades a serem trabalhadas e progressos alcançados será acompanhado e orientado pelos coordenadores pedagógicos.

Estudos sobre as legislações vigentes, tais como o PEE, Procedimento de Matrícula, Regimento Escolar, Resoluções, Pareceres e Instruções Normativas referentes à Educação Especial, aos programas, projetos vigentes, modulação de 2017, considerando as legislações específicas da Educação Profissional, Prisional, Indígena, do Campo e Quilombola está previstos no cronograma de atividades.  No dia 20, será realizada a atualização dos registros do Sistema de Gestão Escolar (SGE) e discutidos temas voltados para a preparação e acolhida dos alunos no dia 23.