Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira Seduc e Undime durante reunião com secretários municipais de educação em 2015 Seduc e Undime durante reunião com secretários municipais de educação em 2015

Com o objetivo de conhecer as equipes que farão parte da gestão municipal 2017/2020, apresentar os trabalhos desenvolvidos e as propostas do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime) realiza nesta quarta-feira, 18, das 9h às 18h, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, um encontro com os gestores e dirigentes municipais.

Para a secretária, professora Wanessa Sechim, é necessário pensar e trabalhar uma educação integrada. “A parceria entre os entes federados é fundamental para a efetivação das políticas públicas educacionais. Todos tem sua responsabilidade, o compromisso com a acesso, o atendimento, a permanência e o sucesso na aprendizagem do aluno”, frisou. Para oferecer uma educação de qualidade para todos os tocantinenses é preciso integração das redes municipais e estadual. “O nosso aluno é do Tocantins e não da rede municipal ou estadual, juntos é mais fácil e mais rápido oferecer uma educação de qualidade para todos”, concluiu Wanessa Sechim.

Segundo o presidente da Undime, Jocirley de Oliveira, é papel da instituição articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Para ele, “os gestores educacionais tem como dever participar das discussões, da implantação, reformulação e acompanhar as propostas das políticas educacionais apresentadas pelo MEC”.

Conforme a programação, pela manhã, a secretária Executiva da Undime, Maria Solange Rodrigues de Sousa conduzirá com os representantes da educação municipal as discussões sobre as Políticas Educacionais Desenvolvidas pelo Governo Federal atualmente, a Elaboração do Diagnóstico do Plano de Ação Articulada (PAR) em que os municípios, estados e governo federal realizam um planejamento para ser executado em quatro anos.

À tarde, professora Wanessa Sechim apresentará a Proposta Pedagógica para 2017 e Programas, Projetos e ações na área Pedagógica para a melhoria da aprendizagem, integração dos sistemas de Ensino Estadual e Municipais com foco na qualidade do ensino e fortalecimento da educação pública no Tocantins. A Seduc dispõe, em sua estrutura, a Gerência de Apoio aos Municípios, setor responsável pela articulação e apoio aos Sistemas Municipais de Educaçãona implementação dasPolíticas Educacionais.

Segundo Andréa Maria Silva, “muitos programas e projetos já são desenvolvidos em parceria com os municípios. A gerência atua como articuladora e facilitadora fazendo o assessoramento, apoio técnico e pedagógico, com vistas ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), de acordo com o Plano Estadual de Educação (PEE) e o Plano Municipal de Educação (PME). Além do assessoramento para a formalização dos Sistemas Municipais de Ensino aos municípios que ainda não possuem sistema próprio e o fortalecimento aos que já possuem”, explicou a gerente de Apoio aos Municípios.