Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Secretária Gleidy Braga participou da reunião sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, em Brasília

Secretária Gleidy Braga participou da reunião sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, em Brasília Foto: Pedro Barbosa

Foto: Pedro Barbosa  Secretária Gleidy Braga participou da reunião sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, em Brasília Secretária Gleidy Braga participou da reunião sobre o Plano Nacional de Segurança Pública, em Brasília

O Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), foi contemplado, durante reunião com o ministro da Justiça, Alexandre Morais, nessa terça-feira, 17, em Brasília, a com a doação de armamentos, equipamentos de segurança e um micro-ônibus para serem utilizados no Sistema Penitenciário do Tocantins. O repasse dos equipamentos é um resultado de uma articulação iniciada ainda em 2016 entre a Seciju e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e da envio de agentes penitenciários do Tocantins para auxiliar na segurança dos Jogos Olímpicos, em junho do mesmo ano.

A doação será de 10 mil munições e 600 granadas para utilização em capacitações dos servidores. Já para usar na promoção da segurança dentro das unidades foram doadas mil munições calibre 12, 2.350 granadas, 50 sprays de pimenta, 24 escudos, cinco pistola teaser para serrem utilizadas em situações de risco, sem oferecer risco ao agressor; 35 pistolas .40 e 35 carabinas 5.56. “Ressalta-se que esses equipamentos são modernos e darão mais reforço, além de mais segurança em escoltas e na guarda das unidades prisionais” afirmou a superintendente do Sistema Penitenciário Prisional, Darlan Rodrigues. Também foi doado um micro-ônibus para utilização no transporte dos reeducandos. 

Reunião sobre o Plano Nacional

Ainda durante esta terça-feira, 17, secretários estaduais do sistema penitenciário e de segurança pública de todo o país estiveram reunidos para tratar da implantação do Plano Nacional de Segurança Pública, lançando no início do mês pelo Governo Federal. Do Tocantins, a secretária da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, e o secretário da Segurança Pública, César Simoni, participam do encontro que conta com a presença do Ministro da Justiça, Alexandre Morares.

A secretária de Cidadania e Justiça do Tocantins, Gleidy Braga, afirmou que a integração dos setores de segurança pública é fundamental para que o Plano Nacional de Segurança Pública atinja os objetivos. “Essa interação entre secretários de Justiça com os de Segurança Pública é essencial para dar efetividade ao Plano”.

Em relação ao sistema penitenciário do Tocantins a secretária reafirmou o compromisso do governo com as melhorias. “No que tange ao sistema penitenciário estamos bastante satisfeitos com o apoio do Governo Federal que sinaliza mais investimentos para a modernização do sistema. Com o concurso público homologado, nomeação e posse dos candidatos teremos condições de oferecer mais dignidade tanto para os servidores quanto para os apenados”, destacou a secretária.