Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de janeiro, bebês prematuros, nascidos com menos de 29 semanas, portadores de cardiopatia congênita, podem receber a imunização contra o vírus sincicial respiratório (“VSR”), já que este vírus, de caráter sazonal, circula na Região Norte do País, neste período. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maior número de nascimento de bebês prematuros, índice que coloca o País em posição semelhante aos países de baixa renda. 

O vírus é a causa mais frequente de infecções respiratórias do trato inferior de bebês prematuros, nascidos com ou abaixo de 29 semanas de gestação e duas vezes mais comum que o rinovírus em episódios de infecções respiratórias graves. A Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Pediatria já preveem a imunização contra VSR, em seu calendário de imunizações (http://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-prematuro-2016-17.pdf).

O vírus sincicial respiratório circula em diferentes épocas do ano, nas diferentes regiões brasileiras. Apesar de não estar associado a baixas temperaturas, nas regiões Sul e Sudeste circula entre os meses de outono e inverno; já na região norte, sua época de circulação coincide com a estação das chuvas.  

Entre as medidas preventivas incluem-se lavar as mãos frequentemente e sempre antes de tocar no bebê (o vírus permanece vivo nas mãos por mais de uma hora), evitar aglomerações; higienizar sempre os objetos do bebê (em superfícies não porosas, o VSR pode sobreviver por mais de 24 horas), evitar o contato do bebê com crianças mais velhas e adultos com sintomas de resfriados ou gripes e também evitar contato com fumantes e ambientes poluídos.