Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Editorial

Foto: Divulgação Aula do projeto Preservar desenvolvido pela Escola Estadual Vale do Sol Aula do projeto Preservar desenvolvido pela Escola Estadual Vale do Sol
  • Aula na Escola Vale do Sol

A Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas/TO, promoverá nessa sexta-feira, 20, a formatura de 60 alunos que concluíram o 9º ano do ensino fundamental. A solenidade será na escola, a partir das 19 horas. A gestora da unidade escolar, Maria de Lurdes Pereira da Silva, contou que a iniciativa valoriza os alunos e ao mesmo tempo, promove a visita dos pais à escola.

Um dos formados, o estudante Gabriel Oliveira Fernandes, 16 anos, comentou que aprendeu muito na escola e foi lá, que ele conquistou durante os estudos na segundo fase do ensino fundamental, quatro medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “Este é um momento de reflexão sobre a vida, sobre os sonhos que desejamos almejar e sabemos que nessa nova fase que é o ensino médio, teremos que estudar ainda mais”, frisou. Com as medalhas adquiridas ao longo dos estudos, Gabriel disse que passou a gostar muito da disciplina e aproveita para assistir as vídeoaulas no site da OBMEP e ficar antenado com as novidades sobre a olimpíada.

A Escola Estadual Vale do Sol está no processo de reposição de aulas. Lá o ano letivo de 2015, encerrará no dia 28 de janeiro, e para auxiliar os alunos que estavam concluindo o ensino fundamental e gostariam de ir para outra instituição, a equipe pedagógica priorizou e promoveu um intensivo para ministrar os conteúdos aos alunos para que eles finalizassem o ano  letivo mais cedo do que os outros alunos.

A instituição de ensino funciona com 519 alunos e a novidade para 2017, é que lá serão abertas turmas do ensino médio e a projeção é que o número de alunos aumente para 600. A escola é referência por desenvolver desde 2009, o projeto Vale Preservar, com estudos e pesquisas sobre a preservação da natureza e os impactos da ação do homem ao meio ambiente.