Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) após denúncia anônima interditou um laticínio clandestino na quarta-feira, 18, no município de Augustinópolis, a 682 km de Palmas, região extremo-norte do Tocantins. Cerca de 120 quilos de massa fermentada para produção de queijos, oriundos de leite não pasteurizado, foram inutilizados. O estabelecimento apresentou problemas estruturais, higiênico-sanitárias e de produção de produtos lácteos.

De acordo com a inspetora de Defesa Agropecuária da Adapec, Kelly Alinny Timbó, o estabelecimento já havia sido notificado no dia 9 de janeiro, deste ano, em relação às irregularidades, porém continuou com as atividades. “Pelo não cumprimento das exigências previstas na legislação estadual, que prevê, entre outros, equipamentos e utensílios compatíveis com a finalidade de produção, a empresa é interditada até se adequar”, explicou.

Sistemas

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, ressaltou que existem três tipos de sistema de inspeção de produtos de origem animal, que se adéqua aos pequenos, médios e grandes empresários: o Serviço de Inspeção municipal (SIM), o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF). “A produção sem registro é considerada clandestina por não atender as exigências sanitárias e não ter uma avaliação de qualidade que forneça segurança alimentar”, destacou.

O Tocantins possui registrados no SIE, que é executado pela Adapec, 25 indústrias que produzem e comercializam produtos de origem animal. Destes, 15 são laticínios que processaram em 2016 mais de 19,8 milhões de litros de leite para fabricação de queijo, iogurte, leite pasteurizado, entre outros.