Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O curso de formação do Sistema Penitenciário foi iniciado no dia 15 de novembro e seguiu até o dia 18 de dezembro

O curso de formação do Sistema Penitenciário foi iniciado no dia 15 de novembro e seguiu até o dia 18 de dezembro Foto: Miller Freitas

Foto: Miller Freitas O curso de formação do Sistema Penitenciário foi iniciado no dia 15 de novembro e seguiu até o dia 18 de dezembro O curso de formação do Sistema Penitenciário foi iniciado no dia 15 de novembro e seguiu até o dia 18 de dezembro

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), juntamente com a Comissão Oficial dos Candidatos ao Concurso para Provimento de Cargos para o Sistema Penitenciário e Socioeducativo, realizará nessa sexta-feira, 20, uma Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação Profissional do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins. A solenidade de cunho simbólico acontecerá às 19 horas no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), na capital.

Curso

O Curso de Formação foi a segunda etapa do Concurso Público para Provimento dos Cargos da Defesa Social e Segurança Penitenciária. Com capacitação para 844 pessoas, o curso iniciou em 15 de novembro e teve 30 dias de aulas presenciais, em regime integral, sem recesso, nos três turnos: manhã, tarde e noite, tanto. As aulas teóricas aconteceram no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e as práticas na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e no Clube de Tiro Esportivo e Caça de Palmas.

Dos 844 participantes do curso de formação, 820 são candidatos ao cargo de nível médio de Técnico de Defesa Social, destes 712 são do sexo masculino e 108 do sexo feminino. 24 pessoas estão concorrendo ao cargo de nível superior de Analista em Defesa Social, sendo 17 mulheres e sete homens.

Carga Horária

Para o cargo de Técnico de Defesa Social a carga horária foi de 360 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e 28 horas de aulas práticas, distribuídas em 29 disciplinas. Já para o cargo de Analista em Defesa Social a carga foi de horária de 240 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e oito horas de aulas práticas, distribuídas em 26 disciplinas.

Conteúdo Programático

A grade curricular e o conteúdo programático para os dois cargos foram estruturados conforme os eixos: Administração Penitenciária, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Disciplina e Relações Humanas e Reinserção Social.