Palmas

Foto: Isabel Cristina

A Superintendência Municipal da Defesa Civil informou, através do boletim de Previsão do Tempo, que o sábado, 21, deverá ter pancadas de chuva e chuva rápida no domingo, 22. Já nesta sexta-feira, 20, Palmas amanheceu com temperatura mínima de 26º e máxima de 32º, sendo que a previsão para o dia é de pancadas de chuvas–chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qual quer hora do dia.

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, há probabilidade de 80% de chuva e ventos de até 12,6 km/h com precipitação de 14,9 mm e umidade relativa de 35/64%

Já a previsão do tempo para sábado, 21, é de sol encoberto pela manhã com  aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva moderada a tarde e a noite, de 11,6 mm, com mínima de 22º e máxima de 32º e umidade relativa entre  34% e 68%.

No domingo, 22, a previsão é de céu encoberto com algumas nuvens  com chuva de 12,4mm, durante o dia e a noite e umidade relativa  variando de 31% a 63%.

O boletim é uma compilação dos dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

Orientações

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil do Município alerta os moradores de Palmas para os perigos oferecidos pelas fortes chuvas que são comuns neste período do ano. A atenção com rede elétrica doméstica, pontos de alagamentos e possíveis acidentes deve ser redobrada.

Algumas orientações da Defesa Civil Municipal em caso de chuva forte:

·     Ao menor sinal de inundação procure abrigar-se em locais seguros e mais altos;

·     Oriente-se e veja se locais próximos a você podem inundar, (córregos, rios, canais, etc);

·     Se estiver em casa desligue a energia elétrica na caixa de força de sua casa Não toque em equipamentos elétricos se tiver descalço ou com os pés molhados;

·     Não ande na água, porém, se for extremamente necessário use uma vara ou madeira para verificar se a área é firme e rasa;

·     Não dirija em áreas inundadas;

·     Pare o carro em local seguro e saia do veículo;