Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, reuniu diretores e técnicos na manhã desta sexta-feira (20/1), no gabinete da presidência, para debater a implantação do Projeto de Governança do Poder Judiciário.

Coube ao consultor de gestão e treinamento gerencial Joel Solon Farias de Azevedo apresentar o projeto e conduzir as discussões. Segundo ele, o TJTO poderá avançar em seu sistema de gestão com a implantação da Governança.

“O tribunal terá mais resultados, a partir dessas ações, a médio prazo. Fizemos um trabalho preliminar junto às diretorias do Poder Judiciário e constatamos que os resultados podem acontecer porque o Tribunal de Justiça do Tocantins está muito bem estruturado em termos materiais, instalação física, tecnologia e com pessoal qualificado”, afirmou.  

O que é governança:

Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento e a capacidade dos governos em planejar, formular e programar políticas e cumprir funções”.

Trazendo esse conceito para as entidades públicas, o consultor Joel Solon afirma que as decisões estratégicas devem ser ancoradas em séries históricas de resultados internos comparados com resultados externos, os fatos, e a análise de tendências atuais projetadas em cenários futuros.

”Governança, portanto, é auxílio à gestão e a possibilidade de trazer boas práticas para melhorar os resultados”, concluiu.