Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Começam nesta segunda-feira, 23, as aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Das 515 escolas, o ano letivo inicia para alunos de 362 unidades, nas outras 153, está acontecendo a reposição das aulas referentes ao período letivo do ano passado, por causa da greve dos profissionais da Educação.

Em Palmas, a equipe da Escola Estadual de Tempo Integral Vila União, organizou um momento cívico para receber os alunos, apresentar a equipe de professores e falar do Regimento Escolar Interno.

A coordenadora pedagógica Cidelva Fernandes de Oliveira explicou que no primeiro dia, os professores estão discutindo com os estudantes o regimento interno. “É um documento que estamos construindo com o aluno, ouvindo suas opiniões e sugestões. E quando o estudante tem essa oportunidade de ajudar na elaboração das normas da escola, ele se sente mais comprometido”, contou.

A diretora Cleizenir Divina dos Santos aproveitou o momento cívico para falar com os alunos sobre as mudanças curriculares. “Vamos promover o momento cívico para reforçar formas de comportamento. Nesse período de férias, pintamos a escola, organizamos os jardins e vamos combinar com vocês para pintarmos as salas de aula.  Este ano, temos muitas novidades, teremos mais aulas de Matemática e de Língua Portuguesa, aulas de Redação e outras mudanças no currículo”, disse.

Esse primeiro dia de aula teve o objetivo de apresentar aos alunos as mudanças curriculares, as atividades esportivas e de artes que a escola oferecerá. “No segundo momento, faremos uma reunião com os pais dos alunos para compartilhar com eles essas novidades”, frisou a coordenadora Cidelva.

A secretária da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim explicou que para este início do ano letivo, as 13 Diretorias Regionais de Educação e as unidades escolares estão preparadas para promover as mudanças nas estruturas curriculares. “O nosso foco é o aluno e, este ano, estamos compartilhando propostas pedagógicas que melhor atendam às necessidades de nossas crianças e jovens. Toda a equipe pedagógica da escola passou na última semana por um período de formação e planejamento para traçar de forma coletiva os projetos, ações e iniciativas que as escolas vão realizar e estudar a nova proposta pedagógica e a definição dos conteúdos que irão ensinar”, ressaltou.

Muita expectativa

A estudante Hilda Cristina Menezes, 17 anos, cursa a 3ª série do ensino médio, comentou sobre sua agenda de estudos para este ano letivo. “Estou direcionando meu tempo aos estudos e estou feliz porque teremos mais apoio para a nossa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, contou. Hilda se referiu às aulas de atualidades que serão inseridas na 3ª série do ensino médio e aos simulados do Enem que a escola irá realizar.

Ian Sales, 16 anos, estudante que também cursa a 3ª série do ensino médio, contou que espera no decorrer do ano letivo identificar qual profissão deseja escolher para sua vida. “Estou mais atento aos assuntos que iremos estudar e consciente que terei que estudar mais e mais”.