Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Dennis Tavares

Foto: Dennis Tavares

Mais de 500 aprovados no concurso da Polícia Civil, realizado em junho de 2014, aguardam a convocação para exercer os cargos de delegados, agentes, escrivães, papiloscopista, agente de necrotomia, médico legista e perito criminal. O certame previa o preenchimento imediato de 397 cargos e o restante para cadastro reserva.

Ao todo, em torno de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase. Já a segunda etapa foi realizada no segundo semestre do ano passado, com o curso de formação, o que deu continuidade ao certame, que estava paralisado desde o final de 2014.

“Sem dúvidas existe uma expectativa grande em assumir o cargo de delegado, afinal foram muitas horas de dedicação, gastamos um tempo consideravelmente grande de espera, já que se passaram dois anos para algo que considero uma conquista, inclusive com um gasto financeiro significativo”, comentou Leandro Risi Santos, um dos aprovados para o cargo de delegado.

Leandro também acredita que toda a população vai ser beneficiada com a convocação dos aprovados, porque proporciona a todos o direito de todos mais eficiência na Segurança Pública. “Nos sentimos frustrados com a demora no concurso porque é um direito conquistado e também porque desejamos realmente trabalhar em prol da população, queremos dar nossa contribuição de forma eficiente para a sociedade. Ser policial é uma vocação. Queremos trabalhar”, afirmou.

Dentre os concluintes do curso de formação, 131 delegados estão agora aptos a se juntar aos trabalhos da polícia tocantinense e somar esforços no combate à violência. Segundo um levantamento realizado pela comissão dos aprovados para este cargo, as delegacias do Estado contam hoje com apenas 50% do efetivo fixado em lei, o que não é necessário para a boa condução das investigações da instituição.

O Conexão Tocantins solicitou e aguarda posicionamento do Governo do Estado quanto ao concurso da Polícia Civil. 

Histórico do Concurso:

19/12/2014

Foi divulgada a convocação para o curso de formação, segunda etapa do concurso para 515 vagas realizado pela Polícia Civil do Tocantins. A validade da seleção será por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. A organizadora foi a Fundação Aroeira.

19/11/2014

Saiu o resultado preliminar da perícia médica do concurso da Polícia Civil do Tocantins para candidatos portadores de necessidade especiais.

10/11/2014

Saiu o resultado final do exame psicológico e a convocação para a perícia médica.

30/09/2014

Saiu o resultado final do Teste de Aptidão Física (TAF) e a convocação para o exame psicológico de todos os cargos do concurso da Polícia Civil do Estado do Tocantins. Para conferir os resultados e a convocação, os candidatos devem acessar o site da organizadora, a Fundação Aroeira.

02/09/2014

Saiu o resultado final da segunda fase do concurso da Polícia Civil do Estado do Tocantins. Na mesma data foi divulgada também a convocação individual para o teste de aptidão física (TAF).

11/07/2014

Saiu o resultado final para todos os cargos da primeira fase, composta por provas objetivas e discursivas do concurso da Polícia Civil do Estado de Tocantins (PC-TO). Os candidatos aprovados nessa etapa foram convocados a participar da segunda, que é a avaliação médica.

06/06/2014

Devido às diversas falhas ocorridas na prova objetiva para delegado da Polícia Civil de Tocantins, aplicada no dia 25 de março, o Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com uma ação cautelar, que solicitava a suspensão do concurso. A medida foi tomada após vários candidatos prestarem depoimentos à Promotoria de Justiça relatando problemas no que diz respeito ao sigilo das provas. Há relatos também do uso de celular durante a realização do exame e da existência de "colas" em papéis e anotações.

11/04/2014 

Em virtude da suspensão temporária do concurso público da Polícia Civil do Tocantins, as inscrições para o certame foram reabertas.

10/04/2014

 O concurso da polícia Civil de Tocantins voltou a vigorar após ficar três dias suspenso

02/09/2015

Completou um ano da realização do Teste de Aptidão Física (TAF) do Concurso da Polícia Civil e os aprovados fizeram uma manifestação na Assembleia Legislativa. Com faixas e palavras de ordem, eles pediram a convocação imediata e a inclusão do curso de formação na Lei Orçamentária Anual (LOA).

12/08/2016

Estado convoca os aprovados para realizar o curso de formação para o cargo de delegado

16/10/2016

Termina o curso de formação dos delegados.