Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começam nesta terça-feira (24) e seguem até sexta-feira (27) as inscrições para 3.350 vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Sisu, e para participar os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 e obtido nota superior a zero na prova de redação.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2017 as inscrições serão feitas no mesmo período, tanto para o ingresso no primeiro quanto para o segundo semestre do ano. Outra novidade é a inclusão do Curso de Psicologia, sediado no Câmpus de Miracema, no processo seletivo que é a principal forma de ingresso nos cursos presenciais adotada na Instituição.

As exceções, segundo esclarece a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), são os cursos de Educação do Campo (câmpus de Arraias e Tocantinópolis) e o Curso de Letras-Libras (Câmpus de Porto Nacional), que continuarão a ter processos seletivos específicos, assim como eventuais vagas remanescentes do Sisu, que são incluídas posteriormente em edital de Processo de Seleção Complementar (PSC) próprio da UFT.

Do total de vagas ofertadas no Sisu 2017, conforme o Termo de Adesão da Universidade, 1.327 vagas são disponibilizadas para ampla concorrência, 348 vagas para ações afirmativas (cotas indígena e quilombola) e 1.675 vagas atendendo à Lei nº 12.711/2012.

O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar computadores nos sete câmpus da UFT, em dias úteis, nos horários e locais especificados no edital.

Datas

De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC) o resultado da primeira chamada regular deve ser divulgado no dia 30 de janeiro, e as matrículas estão previstas para os dias 03, 06 e 07 de fevereiro de 2017. Já a publicação da Lista de Espera está programada para o dia 15 de fevereiro, e as matrículas da 1ª Chamada da Lista de Espera devem ocorrer nos dias 17, 20 e 21 de fevereiro.

Os cursos, número de vagas e o peso de cada disciplina em cada curso constam no Termo de Adesão da UFT à edição 2017 do Sisu. 

Mais informações podem ser obtidas no Edital Prograd nº 05/2017, da Abertura do Processo Seletivo Sisu UFT 2017 e nas Orientações ao Candidato - Para ingresso no 1º e 2º semestres, publicados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).