Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcos Filho

A comunidade do Distrito de Novo Horizonte, em Araguaína, está sendo novamente beneficiada através da parceria público-privada firmada entre a Prefeitura e a empresa Gelnex. O distrito, a 11 km do Centro, que já havia recebido a reestruturação da biblioteca e da Unidade Básica de Saúde na comunidade da Barra da Grota, agora vai contar também com um campo de futebol estruturado e iluminado.

Na parceria, a Prefeitura cedeu o terreno e ficou responsável pela execução da terraplenagem e iluminação do local. A Gelnex está custeando a implantação do alambrado e do gramado.

O novo campo de futebol é esperado com ansiedade pelos moradores. O Divino Araújo, que está trabalhando com o plantio da grama no local é um deles. Há pelo menos 14 anos ele joga futebol com os amigos no campinho de terra do setor e conta que não vê a hora de estrear no novo campo. “O campo sem estrutura já reunia times bem diversificados: masculinos, femininos, infantil e de idosos. Com estrutura e iluminação, vamos poder fazer campeonatos e aproveitar muito mais”, comentou.

 Segundo o vereador Geraldo Silva, que vem intermediando a parceria junto à Prefeitura, o campo será um dos melhores da cidade e vai permitir a ampliação da escolinha de futebol, que já funciona na comunidade com quase 100 crianças.

A comerciante Francislene Arruda mora pertinho do campo. Ela conta que o time feminino foi formado há cinco anos e reúne jogadoras com idades entre 12 e 40 anos. Devido à falta de estrutura do campo, algumas foram perdendo o estímulo e deixaram a prática esportiva. “Agora acredito que elas irão retornar e outras também virão. Quero montar um time infantil feminino para ensinar futebol”, disse.

Outros espaços

Em Araguaína, outros espaços esportivos foram melhorados ou criados pela Prefeitura. O campo Beira Cimba recebeu refletores para a prática esportiva noturna. Além dele, os campos de vários setores, sendo em área pública ou não, vêm recebendo manutenção periódica. 

Dentre os que recebem manutenção estão os campos Gauchão, Barros, Bairro de Fátima, Céu Azul, Jardim das Palmeiras, Tiro de Guerra, Setor Brasil, Jardim das Flores, Araguaína Sul e Novo Horizonte, assim como as quadras de esportes do Bairro São João e Vila Ribeiro. 

Nas próximas semanas, os campinhos de futebol dos setores Xixebal e Lago Azul 1 e 3 serão estruturados. A comunidade também pode solicitar manutenção dos campos de seu bairro através do telefone 3411-5612.

Mais parcerias

Desde 2013, já são cerca de R$ 7 milhões investidos em benefício da comunidade através de parcerias público-privadas da Prefeitura. A duplicação de 1.080 metros da Avenida Filadélfia foi executada através de parceria com o Grupo Atacadão, projeto que incluiu ainda a construção da Praça do Automóvel e manutenção das praças do Jardim das Flores e Vila Ribeiro. Diversas empresas ajudaram a custear o gradil do Parque Cimba.

A comunidade do Setor Araguaína Sul recebeu a Área de Lazer Guaíba, executada através de parceria com o supermercado Baratão. A parceria com a empresa Minerva S.A. garantiu a instalação de academias ao ar livre em diversos setores da cidade. 

A Oxigênio Store firmou parceria de manutenção dos canteiros públicos próximos à sua filial no Centro. Além dos benefícios ao Distrito Novo Horizonte, na comunidade da Barra da Grota, a Gelnex investiu na restauração do Espaço Infantil no próprio distrito. Os grupos Baratão e Campelo firmaram parceria de execução das obras de drenagem e pavimentação de quatro ruas do Jardim Beira Lago e a parceria com a FGR Urbanismo possibilitou a iluminação a led no trecho duplicado da Avenida Filadélfia.