Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Pescado resultado de atividade ilegal

Pescado resultado de atividade ilegal Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Pescado resultado de atividade ilegal Pescado resultado de atividade ilegal

Por meio de denúncias feitas através das redes sociais ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a equipe de fiscalização do órgão, autuou no último sábado, 27, um infrator que praticava atividades ilegais no lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, nas imediações do município de Lajeado.

O infrator pescava no período do defeso, que no Estado foi fixado pelo Naturatins através da Portaria nº 376/16, que determina a suspensão da pesca durante o período da piracema, que compreende entre 1º/11/2016 a 28/02/2017. A multa aplicada foi no valor de R$ 10.700,00 (Dez mil e setecentos reais).

Para se chegar ao infrator à equipe de fiscalização do Naturatins, realizou levantamento que culminou com uma investigação, que teve o apoio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a diretora de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Carol Bueto, a fiscalização buscou apoio do Ibama, porque o órgão já tem uma experiência relativa a autuação via imagens. A gestora destaca que até chegar à localização do infrator, e entregar o auto de infração com a multa, foi necessário contar com o apoio importante destes órgãos parceiros.

“As pessoas devem atentar para a gravidade dos crimes virtuais. Porque o Naturatins está atuando através de denúncias, levantamento, planejamento e do trabalho de investigação. Hoje o nosso foco é baseado na organização e na questão da investigação”, frisou.

Linha Verde

Vale ressaltar que as denúncias podem ser feitas através do Linha Verde 0800 63 11 55. O atendimento é realizado durante toda a semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, nos horários de 7h: 30min às 19h.