Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

Palmas pelo terceiro ano será Capital da Fé durante os cinco dias do período do Carnaval. Um evento já consolidado na cidade e que neste ano promete superar o público dos anos anteriores, atraindo mais de 180 mil pessoas à arena da Vila Olímpica. O presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, adiantou que para este ano, diferente das outras edições, o Capital da Fé iniciará na sexta-feira, 24, encerrando na terça-feira, 28. A Prefeitura irá trazer mais de 20 atrações gospel, atendendo ao público evangélico e católico. 

As atrações serão anunciadas nesta próxima quinta-feira, 02, no Hotel Girassol Plaza, às 8 horas. Na oportunidade também será divulgada a imprensa os esquemas de segurança, trânsito, transporte e estacionamento, além da estrutura do circuito.

Com um formato diferenciado da grande maioria das cidades brasileiras, que nesse período realiza a festa tradicional do Carnaval, o Palmas Capital da Fé registrou, em sua primeira edição, um público de 90 mil pessoas, e no ano passado 144 mil pessoas se reuniram em louvor, adoração e renovação de fé, durante as quatro noites que apresentaram grandes nomes da música gospel nacional e regional.

O presidente da Agtur ressalta que o Capital da Fé não é um evento religioso, mas artístico. “Optamos por esse formato por entendermos que faz bem a cidade. E essa é uma estratégia de turismo, pois não conseguiríamos competir com Salvador, Rio de Janeiro, que já têm um Carnaval consolidado. A intenção do prefeito Carlos Amastha é que Palmas torne um destino turístico para o segmento gospel, católico e evangélico”.

Reunião com organizadores dos congressos

E para fortalecer ainda mais o Capital da Fé, na última segunda-feira, 30, o presidente da Agtur esteve reunido com os organizadores dos congressos evangélicos e católicos que também acontecem no período do feriado de Carnaval. O encontro aconteceu na sede da Agtur, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

“Sabemos da importância de cada evento e queremos trabalhar integrado, para que as pessoas que vão ao Capital da Fé também possam ir aos congressos e vice-versa”, garantiu o Cristiano Rodrigues.

O presidente da Agtur também assegurou aos líderes religiosos que as grandes atrações nacionais só irão se apresentarem após às 22 horas, horário que já finalizaram os congressos. Essa foi a preocupação apresentada por Wallacy Pinheiro, organizador do evento, União de Mocidade das Assembleias de Deus Ciadseta Palmas (UMADEP), que neste ano vai para 16ª edição, e do pastor Cleber Porto, coordenador do Encontro da Mocidade Evangélica de Palmas (EMEP), que está no 15º ano de realização do evento e reuni mais de 5 mil jovens por noite.

“Nossa preocupação era garantir que as grandes atrações não se apresentassem antes do encerramento dos congressos. Estamos certos que nossos jovens participarão dos nossos congressos e após irão todos para o Palmas Capital da Fé”, destacou o organizador do UMADEP.