Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece no próximo sábado, 4, na Praça dos Girassóis às 19h30, a 3ª Edição da Corrida Contra o Sedentarismo, promovida pela organização Amigos do Bem e parceiros. A corrida faz parte da programação da 7ª Edição da Semana Mundial do Combate ao Sedentarismo. As inscrições para a corrida podem ser feitas gratuitamente pelo site (www.sinpefto.com.br), do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Estado do Tocantins (Sinpef-TO).

A corrida visa promover confraternização com a sociedade nesta semana do combate ao sedentarismo que é a maior causa de problemas de saúde pública do Brasil, ao influenciar significativamente para o aumento da incidência de várias doenças cardiovasculares, crônicas não transmissíveis e alguns tipos de câncer.

O lema da corrida é: “Mexa-se, saia do sedentarismo e venha fazer uma atividade física por amor e não pela dor”. Quem não estiver preparado para correr ou trotar, fará a caminhada. O importante, segundo os organizadores, é participar.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% da população adulta Brasileira é sedentária e, isto, associado a fatores de risco de cada indivíduo, traz problema de saúde pública.

Pesquisa

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, organizada pelo IBGE, especialistas afirmam que os dados mais preocupantes são reflexos do sedentarismo. O que mais chama a atenção no estudo é o baixo índice da prática de exercícios físicos pelos brasileiros.

O estudo mostra que são inúmeras as justificativas para não fazer atividade física e, com isto, há um risco iminente para a saúde pública, uma vez que a falta de atividades físicas agrava o cenário de doenças crônicas e cardiovasculares no País.

A realidade é alarmante e, segundo a PNS, as doenças crônicas - associadas ao excesso de peso, ao baixo consumo de verduras e frutas e ao sedentarismo - respondem por mais de 70% das causas de morte no Brasil.

Confira abaixo a programaçãoda 7ª Edição da Semana Mundial do Combate ao Sedentarismo:
Dia 04 às 19h30 (3ª corrida contra o sedentarismo)
Dia 05 às 19h (distribuição de fôlderes na praça do bosque)
Dia 06 às 19h (palestra na Fapal)
Dia 07 às 19h (distribuição de fôlderes no Itop)
Dia 08 às 19h (distribuição de fôlderes na praça dos girassóis)
Dia 10 às 18h na feira coberta da 304 sul (aferição de P.A, peso, altura, I.M.C. circunferência abdominal) 
Dia 11 às 17h30 no Parque Cesamar (atividades lúdicas com as crianças : corrida de saco, peteca, pião, pular corda, bamboler, perna de pau )