Polí­tica

Foto: Divulgação Após a sessão será feito lançamento do livro “Da Colônia de Cocais aos Palácios”, do ex-deputado e ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo Após a sessão será feito lançamento do livro “Da Colônia de Cocais aos Palácios”, do ex-deputado e ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo

A Assembleia Legislativa do Tocantins realiza sessão solene na próxima quarta-feira, dia 15, às 10h, em homenagem póstuma ao ex-governador de Goiás, Henrique Santillo. A proposta partiu do deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD), que também é autor de projeto que denomina a TO-50 de Rodovia Governador Henrique Santillo, cuja sanção ocorreu no final de 2016 pelo governador Marcelo Miranda (PMDB). A iniciativa de homenagear o ex-governador partiu de integrantes da extinta Conorte (Comissão de Estudos do Norte Goiano). Logo após o término da sessão será feito o lançamento do livro “Da Colônia de Cocais aos Palácios”, de autoria do ex-deputado e ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo, que é irmão do homenageado.

Para o deputado Wanderlei Barbosa, o apoio do então governador de Goiás, Henrique Santillo, foi de fundamental importância para a separação do então Norte Goiano e o memorável discurso do ex-governador no dia primeiro de maio de 1987 deixou sem voz os que se opunham à divisão. “Dói no meu coração ver partir no meio o meu Estado. Mas a circunstância dessa transformação e o espírito de brasilidade me tranquilizam e me dizem que assim é melhor para o Norte e para o Brasil”, disse Santillo na oportunidade. 

De acordo com Barbosa, o desprendimento, a coragem e a coerência foram decisivos na criação do Tocantins perante a subcomissão dos Estados, onde Santillo manifestou claramente que concordava com a divisão, pois, se assim não o quisesse em muito dificultaria a sonhada divisão territorial, segundo o deputado.

Presenças

Segundo um dos coordenadores do evento, jornalista e ex-presidente da Conorte, Goianyr Barbosa, além dos integrantes da família e da imprensa goiana, está confirmada a presença do governador Marconi Perilo. “O reconhecimento ao ex-governador Henrique Santillo, um democrata convicto, humanista e ético no verdadeiro sentido da palavra chega em boa hora. Vamos transformar esse evento numa grande festa cívica. Nesse sentido, estamos convidando muitos idealistas da luta criacionista, ex-prefeitos e ex-deputados da época em que Santillo ainda governou o Norte goiano por dois anos para prestigiarem esse extraordinário e memorável acontecimento”.