Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) empossou no último dia 10, o Conselho Estadual de Representantes do sindicato (CER/Sintet). O CER foi criado no XI Congresso Estadual do Sintet e é o quarto na instância de organização do sindicato.

O Conselho Estadual de Representantes é composto por Membros da Diretoria Executiva, presidentes das Diretorias Regionais e integrantes do Conselho Fiscal, na condição de delegados natos e de trabalhadores da base sindical do Sintet, eleitos em assembleias regionais, municipais e/ou nos locais de trabalho, na proporção de 01 (um) para cada 150 (cento e cinquenta) sindicalizados de cada Regional.

Entre as atribuições do Conselho Estadual de Representantes estão as de convocar Assembleias Gerais e aprovar as normas regimentais das eleições do Sintet. 

CER inicia processo eleitoral

Com a posse do CER foi dado à largada para as eleições do Sintet que devem acontecer entre os dias 29 e 31 de maio. A gestão eleita será a primeira a governar o sindicato para um mandato de quatro anos.  Empossado, o Conselho aprovou o regimento das eleições gerais e também os nomes apresentados para compor a Comissão Eleitoral que organizará as eleições. O cronograma completo das eleições você pode consultar no site do Sintet na aba documentos. Em breve será publicado no site um banner com informações exclusivas das eleições. 

Sintet homenageia funcionárias

A diretoria do Sintet homenageou as funcionárias do sindicato pela passagem do Dia Internacional da Mulher – 8 de março.

“Para o Sintet o 8 de março é um dia de luta e as funcionárias do Sintet são comprometidas diretamente com a luta sindical”, disse o secretário-geral, Carlos de Lima Furtado ao compor a mesa com as funcionárias. Carlos relembrou ainda o momento de retrocesso que evidencia o comprometimento da retirada do direito à aposentadoria da mulher brasileira.

“Vivemos um momento de retrocesso contra os direitos e a imagem da mulher, por isso precisamos unificar a luta pela defesa da aposentadoria e contra a Reforma da Previdência”, disse o presidente do Sintet, José Roque ao cumprimentar as funcionárias.

Diretoria e CER elegem representantes do CAE Estadual

Durante a reunião da diretoria, o Sintet colocou em discussão a necessidade de indicar os nomes para os representantes da nova gestão do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Os nomes colocados à disposição pelo plenário foram o da atual conselheira, Eloíza Costa Rodrigues e da professora Rosimar Mendes. Já os suplentes, se dispuseram para o trabalho, os professores Jair Clarindo (Araguaína) e Linaldo Tavares (Miracema).

Conforme Resolução que regulamenta o Conselho de Alimentação Escolar, os conselheiros atuam como órgão colegiado fiscalizador, composto de sete membros titulares e sete suplentes, com mandato de 4 anos, sendo 4 vagas da educação.

A atual conselheira representante do Sintet, Coracy de Paula deixará o CAE no fim deste mandato e não se colocou a disposição, mas defendeu a permanência da companheira Eloíza. 

Curiosidade

Os conselheiros atuam diretamente nas escolas, para fins de fiscalização e prestação de contas dos recursos. Caso haja irregularidade em uma única escola, o Estado deixa de receber o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar.

Informes financeiros às regionais

O diretor de finanças, Nilton Pinheiro realizou informes às regionais quanto à aquisição de serviços e prestações de contas. “É necessário zelo e principalmente atenção quanto à contratação de serviços e deslocamentos das regionais e quaisquer atividades que envolva finanças”, disse Pinheiro.

 O Sintet também convocou a categoria para lutar contra Reforma da Previdência e se unir na Greve Geral no próximo dia 15 de março.