Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Alunos da Escola Estadual Bom Jesus, de Gurupi

Alunos da Escola Estadual Bom Jesus, de Gurupi Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Alunos da Escola Estadual Bom Jesus, de Gurupi Alunos da Escola Estadual Bom Jesus, de Gurupi

As escolas do Tocantins que desejam participar da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), têm até o dia 2 de abril para se cadastrar no portal www.oba.org.br. Com a inscrição, a unidade escolar passará a receber o material para estudo e orientações.

A prova da Olimpíada de Astronomia será realizada no dia 19 de maio, em horário determinado pela instituição de ensino. A mostra de foguetes poderá ser realizada até o dia 19 de maio, com lançamentos dos foguetes, conforme os critérios definidos pelo regulamento.

Poderão participar da OBA e da MOBFOG alunos matriculados na educação básica. A comissão organizadora premiará os participantes com certificados, medalhas e troféus. Serão selecionados cerca de 60 alunos do ensino médio para participarem da Jornada Espacial e os jovens que se destacarem na execução dos trabalhos serão convidados a participarem de competições internacionais.

Mostra de foguetes

A Mostra de Foguetes é realizada uma vez por ano, visando promover uma integração entre os educadores, alunos e familiares na execução de tarefas aerodinâmicas, além de promover o estudo de conhecimentos básicos ligados à astronomia e à física.

Os foguetes serão construídos com matérias definidos no regulamento, conforme o nível de estudo dos alunos participantes. Na construção dos foguetes, os participantes deverão utilizar materiais como canudos de refrigerante, de papel e garrafas pets.

A Olimpíada e a Mostra de Foguetes são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de promover o interesse dos estudantes pela astronomia e pela astronáutica.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail: oba.secretaria@gmail.com.