Empregos e Serviços

Foto: Elias Oliveira

Os egressos do ensino médio e estudantes universitários de instituições privadas terão nova oportunidade para disputar as 13 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC), para o primeiro semestre de 2017. As inscrições são gratuitas e iniciam no dia 25 de março exclusivamente na página eletrônica do Sistema de Seleção do Fies.

A participação em quaisquer das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2010, é requisito para pleitear as vagas.  O candidato deve ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e tirado mais que zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Após se inscrever no FiesSeleção, o candidato deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) e concluir a inscrição nos dois dias úteis subsequentes.

O programa

O Fies é o programa federal que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Enquanto cursam a graduação, os estudantes contemplados pelo Fies pagam, a cada três meses, até R$ 150 referentes à incidência dos juros, que são de 6,5% ao ano.

Após a conclusão, os graduados terão 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento, que pode ser parcelado em período correspondente ao triplo da duração do curso.

Cronograma de inscrições - vagas remanescentes

25/03 a 31/03

Período para o candidato não graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado

27/03 a 31/03

Período para o candidato graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado

25/03 a 22/05 

Período para o candidato não graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado

27/03 a 22/05 

Período para o candidato graduado se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado

Por: Redação

Tags: ENEM, Fies, Ministério da Educação, SisFies