Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresários, comerciantes e prestadores de serviços ligados direta ou indiretamente ao setor de turismo dos municípios de São Felix e Mateiros, na região do Jalapão, receberam orientações sobre os direitos do consumidor. As informações foram repassadas por técnicos da Superintendência de Proteção aos Diretos do Consumidor (Procon-TO), durante ação especial realizada na região entre os dias 3 e 7 deste mês.  

Ao todo, 35 pequenos empresários do ramo de turismo, sendo 15 em Mateiros e 20 em São Felix, participaram das palestras e puderam tirar dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Muitos pequenos empresários cometem algum infração prevista no CDC por desconhecimento, por isso essas palestras são tão importantes”, disse José Santana Júnior, gerente de Educação para o Consumo do Procon-TO. 

O gerente acrescentou que ficou satisfeito com o resultado, uma vez que as orientações aconteceram na semana que antecede um feriado prolongado, quando o Jalapão recebe um número maior de turistas. “Agora esses operadores do turismo local podem prestar um serviço de melhor qualidade, o que certamente será bom para toda a região”, frisou.

Além dos empresários, estudantes das escolas públicas dos dois municípios também foram beneficiados com palestras educativas sobre o CDC e os principais direitos e deveres existentes numa relação de consumo. “Uma relação de consumo é também um exercício de cidadania, uma vez que se tem direitos e deveres que devem ser respeitados por ambas as partes, por isso é muito importantes que crianças, adolescentes e jovens sejam orientados e saibam quando seu direito estiver sendo violado”, justificou Santana.