Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de debater sobre a efetividade dos processos de fiscalização federal, estadual e municipal em relação a carne no Tocantins e também sobre a qualidade deste produto no Estado, ocorre na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, nesta segunda-feira (10), às 14 horas no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) a mesa-redonda "Qualidade da Carne no Estado do Tocantins".

O professor Robert Bezerra, do colegiado de Engenharia de Alimentos e titular de matérias que versam sobre a qualidade dos alimentos. será o mediador no evento. Ele pontuou que "é preciso verificar a efetiva 'robustez' dos sistemas de fiscalização frente a eventuais ações equivocadas ou provocadas por erros técnicos ou éticos".

Bezerra frisa ainda que a qualidade da carne também será debatida no evento, tendo em vista os últimos acontecimentos em nível nacional envolvendo a qualidade do produto brasileiro. "O sistema foi colocado em xeque. É um ponto importante a ser debatido", pontuou.

Segundo o professor Abraham Zuniga, responsável pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Alimentos (PET-Engal), a temática já vem sendo debatida com os alunos. Esta semana foi exibido o documentário "Carne e Osso". A obra apresenta a rotina dos trabalhos em frigoríficos brasileiros e foi premiada em festivais brasileiros de cinema.

Mesa de debates

Além de Bezerra, comporá a mesa o inspetor da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Samuel Zeni da Rosa; o gestor de produção do frigorífico Frango Norte, Antonio Augusto Machado; o gestor de Controle de Qualidade do mesmo frigorífico, Wesley Alexandre; o engenheiro da Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Tocantins (SFA/TO), Júlio Cézar D'Ávila Pereira Paixão Costa; e o professor da UFT José Neuman Miranda Neiva, do curso de Zootecnia, do Câmpus de Araguaína. A inscrição no evento é de um quilo de alimento não perecível ou um livro (usado). 

O evento é aberto para a comunidade. A coordenação informou que foram convidados alunos das áreas de Nutrição, Engenharia de Alimentos, Zootecnia, Engenharia de Produção, e Medicina Veterinária de outras universidades e institutos federais, tanto de Palmas quanto de Paraíso do Tocantins.