Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Palmas/TO, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) será realizada de 17 de abril a 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de Mobilização na Capital. A imunização contra o vírus Influenza estará disponível em todas as 31 salas de vacinas, localizadas nos Centros de Saúde da Comunidade da Capital. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar 52.855 pessoas.

A vacinação é oferecida pelo governo aos grupos que são considerados com risco maior de desenvolver algum tipo de complicação. Pessoas saudáveis tendem a não ter complicações com a gripe.

O público-alvo da campanha são pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, bem como reeducandos e funcionários do sistema prisional.

A vacina previne os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, mas ainda assim as pessoas devem tomar certos cuidados com a higiene no dia a dia.

De acordo com a responsável pela Central Municipal de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, o principal objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação.

A doença

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C.

Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais que, frequentemente, são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

Vale lembrar que todos os usuários pertencentes ao público-alvo devem apresentar no momento da vacinação o cartão SUS e o cartão de vacina

A previsão é que o município receba as doses na próxima semana, quando será feita a distribuição para as salas de vacina municipais.

A vacina estará disponível nas seguintes unidades:

- CSC 307 Norte

- CSC 403 Norte

- CSC 405 Norte

- CSC 503 Norte

- CSC 603 Norte

- CSC 508 Norte

- CSC 406 Norte

- Policlínica 108 Sul

- CSC 210 Sul

- CSC 403 Sul

- CSC 712 Sul

- CSC 806 Sul

- CSC 1004 Sul

- CSC 1103 Sul

- CSC 1206 Sul

- CSC 1304 Sul

- CSC Taquari

- CSC Lago Sul

- CSC Liberdade

- CSC Laurídes Lima

- CSC Novo Horizonte

- CSC Alto Bonito