Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Beijo na Cruz

A Missa de Lava-Pés abre, nesta quinta-feira, 13, o Tríduo Pascal, importante celebração cristã dividida em três dias, relembrando os momentos de dor e sofrimento de Cristo até ser crucificado. Na Catedral de Palmas, a missa começa às 20 horas.

“Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Esse trecho, retirado do Evangelho de João, narra o momento que Jesus lava os pés de todos os discípulos antes da última ceia. Em um ato de humildade, Jesus mostra o valor da doação, da entrega e de como amar as pessoas sem distinção. Durante a missa de hoje, o mesmo gesto será repetido pelo sacerdote.

Foi na última ceia, antes de ser entregue, que Jesus também instituiu a Eucaristia, seu corpo e sangue que seria entregue aos fiéis como sinal de entrega, amor e de sua presença eterna. Após a celebração, a Igreja fica em vigília e adoração ao Santíssimo durante toda madrugada.

Na sexta-feira da Paixão, às 6 da manhã, dia de jejum, a comunidade sai em caminhada pela Praça dos Girassóis relembrando o trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz até o ponto da crucificação. A procissão sai da Catedral e se dirige até o Cruzeiro, na Praça dos Girassóis, onde foi realizada a primeira missa em Palmas. No retorno, a comunidade partilha um café da manhã.

Às 15h, tem a Celebração da Paixão do Senhor, único dia do ano em que não há missas na Igreja. Em silêncio, celebra-se a entrega e amor extremo do filho de Deus para salvar o mundo do pecado. Enquanto todas as imagens permanecem cobertas, a cruz é descoberta e recebe o beijo dos fiéis. A atitude representa respeito, admiração e é uma forma de se colocar junto a Cristo e suas dores e sofrimentos na cruz.

No sábado, 20h, a Vigília Pascal marca um tempo de alegria e ressurreição. Jesus venceu a morte e uma nova vida é iniciada. O fogo é a simbologia usada para mostrar que a luz do Senhor é maior que a escuridão e a água aspergida nos lembra que banhados em Cristo somos pessoas novas. O Glória volta a ser cantado após 40 dias de silêncio.

As celebrações do domingo de Páscoa acontecem às 7h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30 na Catedral. O Evangelho do Dia conta o episódio em que Maria Madalena e alguns discípulos foram até o túmulo e não encontraram mais Jesus, simbolizando a ressurreição.

Tríduo Pascal na Catedral de Palmas

Quinta-Feira Santa (13)

Missa de Lava-Pés, 20h

Vigília, a partir das 22h

Sexta-Feira Santa (14)

Via Sacra, 6h

Paixão do Senhor, 15h

Sábado Santo (15)

Vigília Pascal, 20h

Domingo de Páscoa (16)

Missas, 7h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30