Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

A páscoa tem o significado de renovação, renascimento, ressurreição e foi com esse sentimento que o Hospital e Maternidade Dona Regina preparou uma ação cheia de carinho para os bebês recém-nascidos do Projeto Canguru e da Unidade de Cuidados Intermediários (UI).

Ao todo, 23 bebês receberam toucas com orelhas de coelho e os pais foram presenteados com ovos de chocolate. Tudo para minimizar a angústia e dar mais alegria a quem passa 24 horas no ambiente hospitalar. O local também foi decorado com balões e desenhos de coelho. “A ideia partiu da equipe, que é muito carinhosa e preocupada em oferecer o melhor. Tudo foi pensado no renascimento, na vida nova que essas crianças vão ter assim que saírem daqui. É uma alegria para todos, a equipe fica feliz, os pais ficam felizes, e a gente consegue aliviar esse momento de tensão. É um conforto para o coração e para a alma”, destaca  a diretora geral da maternidade, Débora Petry.

A mãe Kellen Cardoso, que acompanha a filha na UI, disse que a ação traz alegria para o coração. “Ela ainda precisa ficar um tempinho aqui, pois vai passar por mais duas cirurgias. São momentos difíceis que a gente passa e essa ação traz um pouco de alegria, porque o ambiente do hospital deixa a gente triste. A gente fica até mais pra cima vendo a criança fantasiada de coelho”, disse a mãe, satisfeita. 

Os bebês também ganharam uma sessão de fotos que contou com a colaboração da fotógrafa voluntária, Ana Knitz. Os registros serão impressos e entregues as famílias como lembrança do momento. “A ação tem um gosto especial pela data da Páscoa, que significa renascimento e é o que está acontecendo com esses bebês. Hoje eles passam por um momento difícil, mas no futuro essas mães vão poder falar dessa vitória pra eles e mais que isso, poder mostrar a foto desse momento. Essa é a intenção. Eu estou ajudando a criar a primeira lembrança da vida deles”, destacou. 

Muito contente, o pai Rafael Sousa Silva disse que já tem um cantinho especial para guardar a lembrança.  “Essa foto vai ficar num lugar bem especial da nossa casa. É uma luta diária que a gente vive e momentos como esses trazem mais alento pra gente, distrai um pouco”. 

A coordenadora de Enfermagem da Unidade Canguru e da Unidade Intermediária, Edivani Cristina Santos, reforça que a equipe costuma aproveitar as datas comemorativas para levar alegria ao pacientes e usuários do SUS. “Nas datas comemorativas a gente imagina que as pessoas ficam sempre perdidas dentro do ambiente hospitalar. Essa ação é pra que as famílias saiam um pouco desse momento difícil e participem do que está ocorrendo ao seu redor. Buscamos trazer alegria para essas famílias, pois entendemos que, independente da religião, todo mundo crê em algo maior, na vida, no amor”, finalizou.