Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

São duas horas de muito treino e dedicação todos os dias na rotina puxada do oftalmologista triatleta, Túlio César, intercalando a atividade física entre nadar, correr e pedalar. Aos 63 anos de idade, o Tulin, como é mais conhecido, se prepara para um novo desafio Ironman 70.3 – Palmas/TO, que irá ser realizado no próximo dia 23 de abril, e que vai abrir a temporada 2017 da competição mundial.

O oftalmologista é um pioneiro nesse tipo de competição no País, segundo informa. “Iniciei no esporte em 1974 por incentivo da minha avó. Participei da primeira prova de triátlon realizada no Brasil e pude fazer várias maratonas”, revela. Por motivos profissionais, Dr Túlio foi forçado a ficar um bom tempo afastado do esporte. “Tive o prazer de voltar, ao completar 60 anos, quando participei da prova de triathlon do Circuito Nacional do Sesc Triathlon em Palmas, em 2014, tendo concluído na modalidade olímpica”, disse realizado.

As conquistas do oftalmologista palmense não param por aí. Em 2015 ele completou a prova da “Volta ao Lago” de mountain bike, pedalando mais de 380 quilômetros em apenas 3 dias.

“Desde então, intensifiquei as minhas participações em provas esportivas, tendo concluído a prova de natação, Desafio 8k de 2016, cruzando a linha de chegada, após nadar os oito quilômetros em 4h33min”. Essa conquista rendeu a ele um troféu de honra ao mérito, por ter sido o primeiro atleta a completar a prova após os 60 anos de idade.

O triatleta sexagenário quer ser um exemplo para a família, para os amigos, para todos que precisam de um incentivo para sair do sedentarismo. “Estou super ansioso para participar novamente do Ironman 70.3 – Palmas com uma expectativa muito positiva, devido ao meu bom ano de treino e experiência com outras provas”, revela, concluindo: “Vamos nos mexer moçada! Esporte é vida. É saúde! ”.

Participações em competições em 2016:

--- 1º Iron Man 70.3 – Palmas/abril de 2016;

----2º Sesc Triathlon de Palmas – 3º Lugar (categoria 60-64) – Junho/2016

----Challenge Maceió – 1º Lugar – (categoria 60-64) – Agosto /2016

---- Sesc Triathlon de Fortaleza – 3º Lugar – (categoria 60 – 64) outubro/2016

---- Título de primeiro lugar do ranking da Federação Tocantinense de Triathlon, na categoria 60-64.