Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Trechos das Avenidas Teotônio Segurado e JK, além de outras quatros vias, serão interditadas para a disputa do IronMan 70.3 Palmas no domingo, 23, que tem a participação de mais de 800 atletas nacionais e internacionais.

Conforme o plano de operação integrada para o IronMan, que inclui restrição de acessos a outras vias, a JK, a Teotônio Segurado e as que circundam a Praça dos Girassóis (NS 1 e 2 e LO 1 e 2), locais onde acontece a prova de ciclismo, começarão a ser interditadas a partir das 2 horas da madrugada do domingo, e a previsão é que fiquem bloqueadas até às 11h30. O desbloqueio iniciará a partir do Estádio Nilton Santos, após a passagem do último competidor.

Teotônio

Alguns pontos da Teotônio Segurado não ficarão totalmente bloqueados, como nos cruzamentos com as LOs 05,11,15, 23 e 27, como mostra o mapa de atuação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte (SEISTT) no IronMan 70.3 Palmas. Nesses locais, os veículos que precisarem cruzar a avenida poderão trafegar com a ajuda dos agentes de trânsito, que controlarão o fluxo. Os demais cruzamentos da via estarão completamente interditados.

JK

Na JK não haverá interdição total, mas restrição de acesso entre as rotatórias da UFT até a NS-01. Neste ano, a competição iniciará às 6h05 com a prova masculina. A transição natação/ciclismo começa na Praia da Graciosa, percorrendo a JK até a Praça dos Girassóis, seguindo pela Avenida Teotônio Segurado até o Estádio Nilton Santos, e retornando pelo mesmo percurso até a Praça dos Girassóis em três voltas, num total de 90.1 km de ciclismo até o retorno à Graciosa.

Na ponte sobre o Lago de Palmas, onde os competidores farão a prova de corrida, haverá apenas o controle de acesso. Cones delimitarão o acostamento e parte da pista para a prova, ficando a outra parte da via livre para aqueles que necessitarem fazer a travessia sobre a ponte.

Lei Seca

Segundo o superintendente de Trânsito e Transporte, Alexandre Guerreiro, haverá blitze da Lei Seca durante o final de semana, principalmente no sábado que antecede a competição. “Nossos agentes de trânsito também atuarão durante a madrugada nas proximidades de locais como restaurantes, bares, botecos, casas de shows, onde os condutores insistem em beber e dirigir. Eles serão convidados a ser submetidos ao teste de alcoolemia, por meio de etilômetros (bafômetros)”, explicou.

Operação Integrada

A Operação Integrada foi desenvolvida pela Superintendência de Trânsito e Transporte da SEISTT, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil – SMSDC (Superintendência da Guarda Metropolitana) e o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Policia Militar do Estado do Tocantins – PM/TO, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins - Detran-TO. Esses órgão farão o controle do tráfego, fiscalização e repressão às infrações de trânsito durante todo o final de semana, intensificando as ações durante a prova do IronMan 70.3 Palmas, que acontece neste domingo, 23, além de dar apoio aos organizadores do evento na logística do percurso do IronMan.