Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O grupo Xanarai de teatro, sediado em Palmas/TO desde 2013, estreia sua temporada 2017 do espetáculo “Trieiros” no sábado 22 de abril, no palco do Teatro Sesc, às 20h.

A peça apresenta uma síntese da pesquisa desenvolvida pelo elenco e direção do espetáculo (que é de São Paulo) sobre as diversas viagens que realizaram pelo interior do Estado do Tocantins entre os anos de 2013 e 2015. Em cena, será possível vislumbrar paisagens, tipos e signos da região, misturados à técnica de teatro físico, que pauta a pesquisa artística do grupo.

O grupo já fez apresentações em 2015 e também na última Feira Literária realizada em Palmas. De acordo com a diretora Karina Yamamoto, o espetáculo levanta questões regionais e se propõe a uma forma teatral ainda pouco explorada na cidade de Palmas. Segundo a diretora, o espetáculo possui a singular capacidade de “apelo à memória de cada um, remetendo à infância, à natureza, ao bem-estar com você e com o outro”, diz.

O grupo, que oferece um curso de extensão na Universidade Federal do Tocantins, teve o elenco renovado para esta apresentação e ainda conta com importantes nomes em sua ficha técnica, como o músico Ailton Yabeta que compôs a trilha sonora original e o maestro Bruno Barreto, que fez a preparação vocal para canto.

A direção do espetáculo é compartilhada entre Karina Yamamoto e Francisco Peres, atual diretor do Teatro da Universidade de São Paulo.

A produção é da Fluxo Criativo, compartilhada com o grupo Xanarai, e os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria online através do endereço www.sympla.com.br/fluxocriativo. Há ingressos especiais para algumas associações e sindicatos de Palmas.