Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação  Placas são pichadas no Centro e em outros setores de Araguaína Placas são pichadas no Centro e em outros setores de Araguaína

O vandalismo na sinalização de trânsito vem trazendo prejuízos à população araguainense. Em sete dias, os agentes da Prefeitura de Araguaína substituíram nove novas placas e sete suportes para evitar acidentes. Além disso, 12 placas danificadas foram removidas por terem sido pichadas ou quebradas. Uma placa e um suporte também foram furtados. A Prefeitura disponibiliza o disque-denúncia 3412 7535 para que a população ajude na fiscalização com fotos e informações dos infratores. 

“A Educação no Trânsito reflete em ações do dia a dia de cada um, respeitando a sinalização e zelando pelo patrimônio público”, ressaltou o engenheiro de Transportes da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Rômulo Silva.

O engenheiro ainda informou que que o prejuízo em uma semana foi de R$ 1.997,73.  “Se continuar neste ritmo de vandalismo que está atualmente, em um ano será mais de R$ 52 mil em gastos dos cofres públicos. O patrimônio é de todos e os riscos de acidentes também”, frisou.

Placas danificadas

Placas foram pichadas no Centro e no Setor Noroeste. Foram danificadas também placas na Avenida Filadélfia, esquina com a Avenida Prefeito João de Souza Lima, no Bairro São João.

Duas placas de “Parada Obrigatória” foram quebradas, entre a Rua Santa Cruz e Avenida Cônego João Lima, e outra na Rua Vereador Falcão Coelho, no Centro. 

Foram furtados ainda placa e suporte de “Parada Obrigatória” na Avenida Cônego João Lima, entre a Rua Soares e a Rua Cassimiro, no Bairro Neblina, e no Setor Araguaína Sul.

Qualquer ato de depredação do patrimônio público é crime, de acordo com o inciso 3 do artigo 163 do quarto capítulo do Código Penal Brasileiro e a pessoa pode ser presa se for pega em flagrante. Ainda está prevista multa no artigo 28 do Código de Postura do Município e o infrator é obrigado a indenizar a Prefeitura na reparação dos danos.

Mobilidade urbana

A Prefeitura de Araguaína vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 300 km, implantação de ciclovia, sinalização, além da reorganização do tráfego, com a modificação do sentido de algumas ruas e avenidas.

Após a reorganização do trânsito na cidade, foi registrada queda no número de acidentes em 40% em 2016, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU).