Educação

Foto: Divulgação

Criada na França, com o objetivo de aproximar os países através do estudo da Matemática e do trabalho em equipe, a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras encerra o período de inscrições nesta quarta-feira, 19. Podem participar estudantes de escolas públicas e particulares que estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras se diferencia de outras competições pelo caráter inclusivo e participativo. Para responder a prova os alunos precisam se unir de maneira em que um auxilie o outro para resolver os problemas propostos. Desta forma, a olimpíada busca valorizar a participação de todos os alunos no processo, não apenas daqueles considerados talentosos.

A inscrição deverá ser feita pela unidade de ensino no site www.matematicasemfronteiras.org até as 16h do dia 19 de abril. Para escolas públicas a inscrição é gratuita. Para as escolas privadas a taxa de inscrição é de R$ 239,00. O valor é único por escola independente da quantidade de turmas ou estudantes.

A prova

A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola no dia 20 de abril. As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe por cada classe inscrita sem o auxílio do professor. O teste é dividido em três níveis: Básico (para os estudantes do 4º ao 6º ano do ensino fundamental); Júnior (para os alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental) e Sênior (para todas as séries do ensino médio).

Cada escola deverá selecionar apenas uma prova por série/ano a qual será enviada por Sedex até 26 de abril para a Coordenação da Olimpíada no Brasil. As provas selecionadas serão corrigidas por uma banca, coordenada pelo Departamento de Matemática da Universidade Metodista de São Paulo, a qual estabelecerá o critério de correção e pontuação. Serão avaliados principalmente o esforço, a criatividade e a profundidade das resoluções apresentadas.

As equipes brasileiras vencedoras poderão participar de outras competições internacionais, como a Quanta - International Competition on Mathematics, Science, Electronics and Mental Ability e a IYMC - International Young Mathematicians' Convention - ambas realizadas na Índia.