Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira, 19, no Diário da Justiça (DJE nº 78) o acórdão contendo os votos dos ministros sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4013 (ADI 4013,) a chamada ação dos 25%. O acórdão é a consolidação dos votos dos ministros da suprema corte que, em sessão plenária no dia 31 de março de 2016, julgaram, por maioria, procedente a ação que garante o reajuste de 25% aos servidores públicos do quadro geral e da saúde do Estado do Tocantins.

A publicação do acórdão é a confirmação de um direito adquirido dos servidores públicos através das leis nº 1868/2007 e nº 1866/2007, sancionadas pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), que concederam reajuste de 25% a todos os servidores públicos do quadro geral e da saúde do Estado do Tocantins.

“Tivemos nossa primeira vitória em 2010 quando a relatora da ADI 4013, Ministra Carmen Lúcia, votou a favor do reajuste dos 25%. Já em 2016 veio nossa segunda conquista no julgamento final da ação quando a maioria dos ministros acompanhou o voto da relatora. Desde então o Sisepe-TO vinha cobrando diariamente em Brasília o andamento da ação até a publicação do acórdão. Agora temos como pressionar diretamente o governo para que cumpra a determinação judicial”, declarou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), Cleiton Pinheiro.

Segundo o Sisepe, de posse do acórdão publicado hoje pelo STF o departamento jurídico do sindicato vai agora peticionar junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins para dar andamento ao Mandado de Segurança nº 5000024-38.2008.827.0000, que se encontra suspenso, cobrando a implantação definitiva dos 25% e o pagamento dos retroativos gerados desde 2008, já que, como descreve o acórdão, “O aumento de vencimento legalmente concedido e incorporado ao patrimônio dos servidores teve no mês de janeiro de 2008 o prazo inicial para início de sua eficácia financeira”, informa Cleiton Pinheiro.

A expectativa é de que, com a oficialização do que foi determinado pelo Supremo através do acórdão, o TJ-TO possa, finalmente, obrigar o governo a cumprir o reajuste dos 25%.

Clique aqui e confira a íntegra do acórdão publicado pelo STF