Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Silvio Santos

Foto: Silvio Santos

Foi aprovado na manhã desta quinta-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Tocantins, propositura de autoria do deputado Mauro Carlesse (PHS) que requer ao Governo do Estado e aos órgãos competentes que sejam destinados 5% das unidades residências dos programas habitacionais públicos para atendimentos aos idosos.

As projeções das Nações Unidas indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo aponta ainda, que em 2050, pela primeira vez haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.

As cotas de 5% propostas por Carlesse estão dirigidas a um dos setores da população mais carentes e tradicionalmente esquecido nas políticas habitacionais, os idosos.

Assim o deputado propõe que o Estado destine construções habitacionais que supram as necessidades dessa faixa etária da população e melhorem suas condições de moradia. Ao mesmo tempo, busca-se reinserir o idoso na sociedade por meio de sua integração ao grupo social ao seu redor.

Os idosos morarem sozinhos reflete o novo perfil da família e do próprio idoso na atualidade, sinalizando a importância de implementar modalidades de moradia digna. O imóvel exclusivo para idosos é uma alternativa, segundo Carlesse.

Segundo o deputado, a necessidade de efetivar políticas públicas está no centro dos debates das questões urbanização e envelhecimento e vêm sendo discutidas nos meios acadêmicos, sensibilizando a sociedade e o poder público. "É importante promover políticas públicas no Tocantins, voltadas para essa classe que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Estado do Tocantins", frisou.