Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com foco no debate e na troca de experiências sobre os gargalos do comércio na região amazônica, o Sistema Fecomércio Tocantins irá realizar entre os dias 3 e 5 de maio, o 25º Fórum da Amazônia Legal, que receberá presidentes e superintendentes de Fecomércio, diretores de Sesc/Senac e assessores jurídicos de treze estados que compõem a Amazônia Legal e estados convidados. A abertura oficial do evento acontece no dia 4 de maio, às 9h, no auditório do Senac.

O evento acontece semestralmente e, nesta edição, receberá aproximadamente 80 participantes. Além do Tocantins, estarão presentes representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima.

O objetivo desse fórum é o compartilhamento de experiências para uma gestão de excelência, fortalecimento institucional e oferecer soluções que contribuem com a própria expansão do segmento comercial, de serviços e o turismo, nos estados que compõem a região. O evento será composto de reuniões, apresentação de trabalho e momento cultural.

“Os estados que compõem a região da Amazônia Legal possuem características semelhantes no ponto de vista econômico e, por isso, é tão importante que haja integração e troca de experiências e informações entre os gestores dessa região. Nos sentimos honrados em, mais uma vez, poder realizar este evento em nosso estado”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio, Itelvino Pisoni.  A última vez que o Fórum da Amazônia Legal aconteceu no Tocantins foi em 2009.

Semestre passado, o Fórum da Amazônia Legal foi realizado no estado do Acre. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio do Tocantins, Itelvino Pisoni, foi homenageado com a da comenda Ordem do Mérito Comercial da Amazônia, que agracia personalidades nacionais e internacionais as quais se destacaram no setor empresarial, cultural, científico, político, religioso e social da Amazônia e que tenham contribuído com as entidades que formam o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

25 anos

Além das reuniões, o evento contará com a comemoração dos 25 anos da Fecomércio Tocantins. A Federação, criada em 4 de maio de 1992 e reconhecida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em 1994, tem exercido papel de grande relevância, atuando em prol do empresário e na defesa do desenvolvimento econômico e social do Tocantins. Para celebrar esta data, será realizado um jantar de gala onde os ex-presidentes da entidade, os atuais presidentes e ex-presidentes de sindicatos filiados e fundadores in memorian serão homenageados.

Sesc Amazônia das Artes

Como parte da programação do Fórum, no dia 3 de maio, às 19h, acontece a abertura da Mostra Sesc Amazônia das Artes. Completando 10 anos, o projeto se consolida como uma das mais importantes iniciativas de circulação de manifestações artísticas fora dos grandes centros urbanos. A abertura acontece no Teatro Sesc de Palmas, no Centro de Atividades do Sesc.

A programação completa deste evento, que é aberto ao público e vai até dia 15 de maio, está disponível no site:www.sescto.com.br.