Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Voltado para orientar os estudantes quanto ao bullying e à violência no ambiente escolar, a campanha Conte Até 10 nas Escolas inicia as atividades de 2017 nesta segunda-feira, 24, com a formação para os educadores que atuarão no programa. A iniciativa é do Ministério Público Estadual em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

O curso, realizado na modalidade de Educação a Distância, atenderá cerca de 400 educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação que atuam nas turmas de 8° e 9° ano do ensino fundamental nas escolas estaduais.  A formação será desenvolvida em quatro módulos no período de 24 de abril a 30 de junho deste ano.

Os temas abordados serão: violência nas escolas e bullying; valorização da vida; direitos e deveres dos adolescentes; cultura de paz e respeito nas escolas; enfrentamento da violência nas escolas.

A campanha Conte até 10 tem como objetivo trabalhar a tolerância a partir do ambiente escolar com ações de conscientização visando evitar atos violentos e homicídios cometidos por motivos fúteis.

Segundo a titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, o curso capacita os professores para trabalharem com o material do Conte até 10, orientando os estudantes e contribuindo para a cultura de paz nas comunidades em que atuam. “O objetivo principal é promover uma mudança de atitude, elaborando estratégias que ajudem a reduzir casos de bullying e violência. A campanha incentiva a contar até dez antes de reagir, evitando assim situações de violência dentro e fora das escolas”, ressalta.