Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, deu posse na tarde desta segunda-feira, 24, à nova secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Fernanda Ribeiro. Durante a solenidade de posse, Dimas aproveitou para anunciar que ainda este ano a Prefeitura estará com o programa Cartão Reforma para unidades habitacionais e também emitindo Carteiras de Trabalho.

“Vem programas novos por aí: Cartão Reforma; mais programas habitacionais; e também na área de trabalho, a gente está fechando várias parcerias, alguns cursos novos começaram a ser ofertados pela secretaria e também a parte documental que a gente está finalizando no Ministério do Trabalho, para emissão das Carteiras de Trabalho, através da secretaria”, informou o prefeito.

Sobre a nova secretária na pasta, Dimas disse que Fernanda Ribeiro já havia trabalhado anteriormente com ele na Secretaria Estadual das Cidades. “A Fernanda trabalhou comigo, é uma profissional bastante capaz, muito competente, extremamente dedicada e tenho certeza absoluta que vai somar muito a toda equipe que já faz um excelente trabalho na ação social do Município e também na habitação”, comentou.

Em relação ao secretário anterior, Dimas informou que ele continuará atuando na pasta. “O professor José da Guia continuará nos auxiliando como secretário executivo, o que a gente está fazendo é dar uma renovada nos quadros, um fluxo novo”, declarou o prefeito.

Acompanhando a solenidade, estavam presentes a deputada estadual Luana Ribeiro, e secretários municipais. A deputada Luana Ribeiro comentou sobre a escolha da nova secretária. "Fernanda é qualificada para a função que assume hoje. Uma pasta muito importante da gestão, que exige dinamismo e um atendimento de excelência e respeito às pessoas. Qualidades que a nova secretária possui", disse.

A nova secretária Fernanda Ribeiro destacou o trabalho desenvolvido pela atual gestão. “Pra mim é extremamente gratificante fazer parte desse governo, que vem fazendo um trabalho de excelência. O professor José da Guia já vinha fazendo um excelente trabalho, a gente está chegando para melhorar ainda mais o atendimento à população como um todo”, disse.

Mais casas

De acordo com o prefeito, em breve a sua gestão terá mais novidades na área da habitação. “Nós estamos com 500 unidades em construção, estamos pleiteando mais 1.500, já está na Caixa Econômica Federal. Então, em breve, se a gente tiver notícias positivas, aí sim, a gente vai abrir não apenas para sorteio, mas um novo cadastramento”, informou.

Perfil

Fernanda Ribeiro Barbosa é formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em Segurança do Trabalho. Exerceu diversas atividades profissionais, foi servidora pública concursada pelo Governo do Estado, atuou na iniciativa privada na fiscalização e execução de obras rodoviárias, trabalhou na Secretaria Estadual das Cidades e como palestrante, consultora ambiental e analista técnica em Meio Ambiente.

Atribuições da secretaria

Assessorar, planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar as atividades do Município, relacionadas com o trabalho e assistência social, além de formular e executar a política habitacional do município, emitir alvará de licença de construção para habitações unifamiliares, ter à disposição das famílias de baixa renda projetos executivos para a construção de casas, bem como auxiliá-las e orientá-las para a obtenção de crédito imobiliário junto às instituições financeiras, fazer a seleção ou a pré-seleção para os programas habitacionais governamentais, estimulando o associativismo e o cooperativismo habitacional e promovendo um amplo programa de regularização fundiária urbana.