Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Primeiro encontro Cavalo Crioulo do Tocantins acontece no próximo sábado

Primeiro encontro Cavalo Crioulo do Tocantins acontece no próximo sábado Foto: José Guilherme Martini

Foto: José Guilherme Martini Primeiro encontro Cavalo Crioulo do Tocantins acontece no próximo sábado Primeiro encontro Cavalo Crioulo do Tocantins acontece no próximo sábado

A raça Crioula vem registrando ao longo dos últimos anos uma grande expansão em todo o território brasileiro. Dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) apontam que o número de animais da raça, em 2016, cresceu 4,35% no país, com 480,65 animais registrados segundo a entidade. No Tocantins, a evolução no ano passado foi de 8,97% com 413 animais registrados. 

No sentido de ampliar esta participação, os criadores e interessados no Cavalo Crioulo realizam o primeiro encontro Cavalo Crioulo do Tocantins, que acontece no próximo sábado, dia 29 de abril. Com o apoio da ABCCC, o evento contará com palestras sobre morfologia e mercado. A realização é da Fazenda Tertúlia localizada em Lagoa da Confusão (TO), onde ocorrerá o evento a partir das 9h.

O analista de expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros,  que será um dos palestrantes do evento afirma que esse encontro, além de ser uma demanda de alguns criadores e usuários de cavalos no Estado, também será o momento da formalização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Tocantins. O grupo já existe há algum tempo, mas não de forma oficial. “Havia muita demanda da presença da ABCCC em alguns eventos estaduais. O principal intuito da ida a Tocantins é reunir esses criadores, ver as suas principais necessidades e formalizar os documentos do Núcleo junto à ABCCC”, explica.

Segundo Medeiros, o outro palestrante, o inspetor técnico da Associação, Thiago Persici, vai trabalhar com a questão de preparo morfológico, o que está se exigindo hoje da raça e o que os jurados pedem. “Inicialmente vou fazer a parte teórica do encontro, falando sobre a ABCCC, as novas modalidades, números e o momento atual da entidade. E Persici vai trabalhar a parte prática e teórica da morfologia, sanando dúvidas dos participantes”, destaca.

O vice-presidente de Núcleos da ABCCC, Fabrício Rossato, também estará presente no evento. Medeiros salienta que o encontro servirá ainda para discutir projetos a longo prazo com o objetivo de estimular e organizar eventos oficiais da raça no Tocantins. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou pelo e-mail procampo.to@gmail.com.