Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Aline Batista

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) lançou, nessa terça-feira, 25, o edital que regulamenta os processos de inscrição, seleção, contratação e premiação da maior festa de São João da região Norte do país, o 25° Arraiá da Capital. O espetáculo junino será realizado de 21 a 25 de junho na Vila Olímpica de Palmas, ao lado do estádio Nilton Santos, e novamente contará com uma cidade cenográfica e arena de apresentações.

Para o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Hector Franco, o Arraiá da Capital na sua 25° edição se consolida como o grande evento da cultura popular de Palmas e também como o melhor evento junino da região Norte do País.  “Nossas quadrilhas a cada ano aprimoram o seu trabalho no desenvolvimento de coreografias, figurinos, cenografias, o espetáculo está cada vez mais bonito. Não poderíamos deixar de acompanhar esta evolução que as quadrilhas vivem e desenvolver uma infraestrutura e um cenário cada vez melhor e mais envolvente para que o Arraiá, na verdade, seja não apenas a demonstração dessa arte popular, mas sim um grande evento para toda a família palmense”, ressaltou o presidente.

Ainda de acordo com o presidente da FCP, a mudança do local na edição anterior para a Vila Olímpica atraiu um público inédito para o evento. “Em 2016 tivemos um sucesso fantástico, 35% das pessoas que frequentaram o Arraiá não tinham participado de nenhuma das 23 edições anteriores. Pretendemos alcançar um sucesso ainda maior em 2017. Um evento mais bonito, uma praça de alimentação mais convidativa, mais agradável com mais variedade, uma arena maior e mais confortável, shows, diversões e atrações para todas as idades”, explanou Hector.

Premiação

O edital este ano traz uma novidade para as quadrilhas juninas, um reajuste dos valores de premiação e cachês para as apresentações. “No momento em que festas carnavalescas foram canceladas em várias cidades do Brasil, a Prefeitura de Palmas consegue reajustar os valores do Edital do Arraiá 2017, respeitando o crescimento do movimento junino, da cadeia de valor que envolve tantos dançarinos, coreógrafos, cenógrafos, figurinistas, artesãos, ou seja, tudo aquilo que movimenta a economia criativa da nossa Capital”, disse o presidente da FCP, Hector Franco.

Inscrições

O período de inscrições para os grupos participarem do Arraiá 2017 começou nesta quarta-feira, 26, e prossegue até o dia 05 de maio para quadrilhas dos grupos Especial e Acesso. Já para as quadrilhas do grupo Comunidade o período vai até o dia 26 de maio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na Fundação Cultural de Palmas, localizada no Espaço Cultural, em horário comercial. Os critérios para participação estão disponíveis aqui