Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faltando 30 dias para o fim do prazo, mais de 100 mil eleitores ainda não compareceram para o cadastramento biométrico. A última etapa da Biometria no Tocantins acontece em 17 Zonas Eleitorais, envolvendo 65 municípios.

O ranking da Biometria aponta que a situação é preocupante em pelo menos cinco municípios, pois menos da metade dos eleitores ainda não compareceu ao Cartório Eleitoral: Couto Magalhães (49,45%), Sampaio (49,20%), Aguiarnópolis ( 45,63%), Palmeiras do Tocantins (36,61%), Itaporã (39,40%) e Sucupira (32,52%). O acompanhamento é feito por meio de uma ferramenta de monitoramento dos atendimentos, em tempo real.

Nesta última etapa da Biometria, a meta é cadastrar  341.530 eleitores, desses 237 mil já fizeram a revisão eleitoral e o cadastramento Biométrico, o que corresponde a 69% dos eleitores previstos.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-TO, Jader Gonçalves, alerta para que os eleitores fiquem atentos ao prazo final para a Biometria e “não deixem para a última hora, evitando, assim, filas nos Cartórios no último dia”, ressaltou.

O comparecimento é obrigatório, quem não atender a convocação terá o título de eleitor cancelado, ficando impedidos de fazer matrícula em universidades públicas, tomar posse em concursos, podendo sofrer ainda o bloqueio de programas sociais como Bolsa Família e o crédito rural.

Zonas Eleitorais

Estão passando pelo recadastramento biométrico os eleitores das Zonas Eleitorais de Filadélfia (8ª ZE), Tocantinópolis (9ªZE),  Araguatins (10ª ZE), Itaguatins (11ª ZE), Xambioá (12ª ZE),  Formoso do Araguaia (15ª ZE), Colmeia (16ª ZE), Peixe (20ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguacema (24ª ZE), Ponte Alta do Tocantins (26ª ZE),  Wanderlândia (27ª ZE), Araguaçu (30ª ZE), Arapoema (31ª ZE), Goiatins (32ª ZE), Itacajá (33ª ZE),  Araguaína (34ª ZE). Ao todo serão envolvidos 65 municípios, finalizando o processo biométrico em todo o estado do Tocantins.